CuritibaGeral

Curitiba e banco alemão avaliam implantação de ônibus elétricos

O objetivo do projeto é focar nas linhas do Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste

 Curitiba e banco alemão avaliam implantação de ônibus elétricos

Foto: Divulgação

Curitiba recebeu uma visita técnica como parte do alinhamento final para estudos de implantação de ônibus elétricos na cidade. A ideia é colocar em circulação esses veículos a partir do 2º semestre de 2024 e ter todo o sistema de transporte elétrico até 2050. Os técnicos do banco de desenvolvimento alemão, KfW, estiveram, na terça-feira (03), na capital paranaense para pré-avaliar os sistemas de eletromobilidade. O assessor de Mobilidade e Transporte do Ippuc, Cléver Almeida, revelou que o objetivo do projeto é focar nas linhas do Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste.

Segundo a prefeitura, deve ocorrer a substituição da frota dos ônibus urbanos movidos a diesel por veículos de nova matriz energética com zero emissão de carbono. O banco alemão deve assinar ainda nesta semana o contrato com a empresa de consultoria que venceu a concorrência para a realização dos estudos na capital paranaense. O prazo para conclusão dos levantamentos e análises é de 150 dias. Nos estudos também devem estar contemplados modelos de negócios que contemplem a integração com a região metropolitana, áreas de garagem para recarga dos veículos e sistema de bilhetagem integrada. O apoio técnico a Curitiba, com recursos do governo alemão, foi garantido em agosto do ano passado quando a cidade foi selecionada em chamada nacional divulgada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa