NacionalGeral

Sono ruim é fator de risco para doenças cardiológicas

Infarto e AVC representam a maior causa de mortalidade entre os adultos

 Sono ruim é fator de risco para doenças cardiológicas

Foto: Ilustrativa/pixabay

O sono ruim pode ser um vilão para o coração. É o que apontam estudos recentes que apontam a má qualidade do sono como fator de risco para o surgimento de doenças cardiológicas. Infarto e AVC representam a maior causa de mortalidade entre os adultos, com levantamentos que apontam que eles são responsáveis por uma a cada cinco mortes no mundo. E quando se fala em doenças cardíacas, o problema pode ser decorrente de fatores como hipertensão arterial sistêmica, diabetes, colesterol alto, obesidade, tabagismo, sedentarismo e agora comprovadamente o sono ruim, no que se refere a tempo e qualidade. É o que explica o cardiologista do Hospital INC, Rafael Luís Marchetti.

Com base nessa constatação, a orientação dos médicos é que as pessoas mudem alguns hábitos para prevenir o surgimento de doenças que possam desencadear um problema cardiológico. Além dos já conhecidos cuidados, como prática de exercícios físicos e alimentação saudável que não podem ser deixados de lado, há também a necessidade de adotar uma rotina para melhorar a qualidade do sono. Embora haja diferentes razões para o sono ruim, que merecem uma investigação mais aprofundada de indivíduo para indivíduo, de uma maneira geral, há formas de amenizar o problema.

O ideal é levar apenas de 15 a 30 minutos para efetivamente dormir. No caso de identificar um problema relacionado ao sono, a orientação é procurar um médico para investigar as causas e fazer o tratamento adequado. Também é importante não descuidar dos exames de rotina para identificar outros fatores de risco, como hipertensão e colesterol alto.

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

carolina.genez

Venda do álcool líquido 70% volta a ser proibida

Venda do álcool líquido 70% volta a ser proibida

Continua permitido o álcool 70% em outras formas, como gel, lenço umedecido e aerossol

Região Sul sugere projetos para a popularização da ciência

Região Sul sugere projetos para a popularização da ciência

Sugestões foram discutidas na 5ª Conferência Regional Sul, que foi realizada na última semana

Paraná envia 32 bombeiros ao Rio Grande do Sul

Paraná envia 32 bombeiros ao Rio Grande do Sul

Equipes devem auxiliar as vítimas das chuvas