PolíticaEleições

Ratinho Junior lidera no 1º turno com 52%, diz instituto

Atual governador abriu vantagem em relação ao levantamento passado. Somados, os adversários têm 22%

 Ratinho Junior lidera no 1º turno com 52%, diz instituto

Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Novo levantamento do Instituto RealTime Big Data, divulgado hoje (terça, 16), aponta que o candidato à reeleição Ratinho Junior, do PSD, ampliou a vantagem para os adversários na disputa pelo Governo do Paraná. O atual governador do Paraná tem 52% das intenções de voto. Somados, os demais concorrentes totalizam 22%. O ex-governador Roberto Requião, do PT, tem 18%. Os candidatos Ricardo Gomyde (PDT), Professor Ivan (PSTU), Ângela Machado (PSOL) e Vivi Motta (PCB) aparecem com 1% cada. Solange Bueno (PMN), Joni Correia (DC) e Adriano Teixeira (PCO) não chegaram a 1%.

Essa foi a terceira pesquisa deste instituto desde o final de junho, e a primeira após o registro das candidaturas dos principais concorrentes ao Palácio Iguaçu. De lá para cá, a intenção de voto em Ratinho Junior passou de 42%, em junho, para 43%, em julho, e 52% em agosto. Roberto Requião pontuou 25%, repetiu o índice na segunda pesquisa, e agora aparece com 22%.

Considerando apenas os votos válidos – da mesma forma como o Tribunal Superior Eleitoral totaliza a votação – Ratinho Junior chega a 71%. Os demais candidatos totalizam 29%. Essa forma de contar os votos descarta os 13% de brancos e nulos, e os 13% que não souberam ou não responderam.

A terceira pesquisa RealTime Big Data também traz dados atualizados para a disputa pela vaga paranaense no Senado. Segundo o levantamento, Sergio Moro, do União Brasil, lidera com 30%. Empatado tecnicamente, com 27%, dentro da margem de erro, aparece o atual senador Alvaro Dias, Podemos. Paulo Martins, do PL, tem 8%. Aline Sleutjes (PROS) e Rosane Ferreira (PV) têm 2% cada. Orlando Pessuti (MDB), Laerson Matias (PSOL), Desiree Salgado (PDT) e Carlos Saboia (PMN) aparecem com 1% cada. Roberto França (PCO) não alcançou 1%.

O levantamento da RealTime Big Data, ouviu 1.500 eleitores do Paraná, por telefone, entre os dias 13 e 15 de agosto. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PR-06612/2022.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Proposta foi votada nesta terça-feira (30) e foram solicitadas mais informações à Prefeitura

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

Parceria contribui direta ou indiretamente, para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e evitar fake news

IA na administração pública terá regras a partir de julho

IA na administração pública terá regras a partir de julho

Legislação foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca na última semana

Instalação de fraldários em parques públicos é discutida na CMC

Instalação de fraldários em parques públicos é discutida na CMC

Substitutivo prevê obrigatoriedade dos fraldários em praças e parques públicos com sanitários