Paraná

Ônibus sem freio entra na área de escape da BR-376

Veículo descia a serra com 50 pessoas à bordo, quando o motorista percebeu a falha

 Ônibus sem freio entra na área de escape da BR-376

Foto: Reprodução

Um ônibus de turismo sem freio precisou usar a área de escape da BR-376, na descida da serra, no quilômetro 667, no sentido Santa Catarina. A ocorrência foi registrada na tarde deste sábado (08). A área de escape é um dispositivo de segurança, instalado na rodovia, para conter veículos com problemas mecânicos.

Neste sábado (08), o ônibus de turismo levava um grupo de jovens de Curitiba para Blumenau, quando o motorista percebeu a falha no sistema de freios. O veículo descia a serra com 50 pessoas à bordo. O condutor já conhecia a área de escape da BR-376 e direcionou o ônibus para o dispositivo de segurança quando passou pelo local.

O uso da ferramenta impediu um acidente gravíssimo, que poderia terminar com dezenas de mortes. Todos os passageiros do ônibus e o motorista saíram ilesos. Equipes da concessionária fizeram o atendimento e conduziram os ocupantes do veículo a um posto de serviço para que pudessem aguardar novo transporte e seguir viagem.

Desde que foi inaugurado, em novembro de 2019, o dispositivo de segurança da BR-376 já foi utilizado 144 vezes. Essas ocorrências envolveram 289 passageiros que foram salvos de acidentes graves. A rodovia também conta com outra área de escape, no quilômetro 671. Neste trecho, foram 432 passageiros de veículos que usaram o dispositivo de segurança.

Isso significa que mais de 700 pessoas tiveram a vida salva, com a prevenção de ocorrências de grandes proporções, na BR-376.

Avatar

Cleverson Bravo

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

O animal morreu após um erro durante o transporte aéreo

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Vítima havia esquecido a “bombinha” usada para inalar o remédio para a doença respiratória

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Manutenção do registro de forma auditável garante a segurança para empresas e empregados, dizem especialistas