ParanáServiços

Paraná gera mais empregos na região Sul em 2022

O setor de serviços foi o que mais gerou empregos no ano

 Paraná gera mais empregos na região Sul em 2022

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O Paraná é o estado do Sul do Brasil que mais gerou empregos em 2022, de acordo com o levantamento do Caged, Cadastro Geral de Empregados e desempregados, do Ministério do Trabalho. Os dados apontam que mais de 136 mil novos postos formais foram ocupados entre janeiro e setembro deste ano. A pesquisa leva em consideração o número de admissões (1.359.767) e de demissões (1.222.951). Só no mês de setembro foram registradas 12.920 novas vagas de emprego com carteira assinada no estado.

Veja mais:

Na região Sul, o Paraná gerou cerca de 18 mil vagas a mais que Santa Catarina e 34 mil postos a mais que o Rio Grande do Sul. No Brasil todo, é a quarta melhor média, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para o secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, os paranaenses estão cada vez mais tendo acesso a programas profissionais e oportunidades de emprego.

O setor de serviços foi o que mais gerou empregos no ano, o que representou 42,6% dos novos postos formais no Paraná. Em seguida estão comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, indústria geral, construção e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Curitiba foi a cidade responsável pelo maior número de vagas preenchidas em 2022 no estado, com saldo superior a 36 mil empregos gerados. Em setembro, Londrina, no Norte do Paraná, foi o município que gerou o maior número de novos postos de trabalho, totalizando 1.153 vagas ocupadas.

Reportagem por Leo Coelho

Avatar

mariane.abreu

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

O animal morreu após um erro durante o transporte aéreo

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Vítima havia esquecido a “bombinha” usada para inalar o remédio para a doença respiratória

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Manutenção do registro de forma auditável garante a segurança para empresas e empregados, dizem especialistas