ParanáGeral

Assembleia Legislativa aprova projeto que permite venda da Copel

A bancada de oposição criticou a falta de debate e transparência do governo estadual

 Assembleia Legislativa aprova projeto que permite venda da Copel

Foto: João Valdery Gomes/Copel

Em sessões extraordinárias, a Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (24), em segundo e terceiro turnos, o projeto de lei que autoriza a venda de ações da Copel. O texto enviado ao Poder Legislativo pelo Governo do Estado prevê a transformação da empresa pública em “companhia de capital disperso e sem acionista controlador”. Os deputados também rejeitaram as cinco emendas de plenário, entre elas a que obrigava o governo a manter, pelo menos, 51% das ações.

Veja mais:

O deputado Tadeu Veneri (PT) usou a tribuna para criticar a falta de debate do projeto com a sociedade. Segundo ele, não há motivos para vender uma empresa pública que oferece energia barata e sustenta programas sociais:

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Arilson Chiorato (PT), afirmou que a derrota no plenário não significa o fim da discussão. O parlamentar explica que outras medidas foram tomadas para evitar a venda da Copel:

Procurado pela reportagem, o governador Ratinho Junior (PSD) não quis se manifestar sobre o projeto enviado por ele ao Legislativo. O Palácio Iguaçu destacou como porta-voz o deputado Guto Silva (PSD), que rebateu as críticas sobre a ausência de debate. O parlamentar tratou a votação acelerada com naturalidade:

Em entrevista à BandNews FM, Guto Silva defende a mudança de gestão como uma maneira de manter o valor da companhia em um mercado cada vez mais competitivo. O futuro Secretário de Planejamento explicou que, sem a venda de ações, a Copel poderia perder três usinas que correspondem a 60% da capacidade de produção de energia:

Aprovado em segundo e terceiro turnos, e também em redação final, o projeto que trata da venda de ações da Copel agora segue para a sanção do governador Ratinho Junior. No decorrer das três sessões extraordinárias, os deputados também aprovaram aumentos do ICMS, o Programa de Recuperação de Ativos e Créditos, e a Reforma Administrativa que permite a criação de novas secretarias estaduais.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

jully.mendes

Mutirão para regularização de título recebe milhares de eleitores

Mutirão para regularização de título recebe milhares de eleitores

Prazo para regularização do título de eleitor pode ser feita até quarta-feira (8)

Projeto social com capacidade para atender 200 crianças tem vagas

Projeto social com capacidade para atender 200 crianças tem vagas

Iniciativa do Instituto Novas Ideias trabalha educação, cultura e esporte com o inscritos

Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

A situação mais crítica acontece no oeste do estado, com mais de 18 mil casos