ParanáGeral

MP recomenda ações para garantir segurança de usuários na BR-376

Essa recomendação foi feita depois que um deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba

 MP recomenda ações para garantir segurança de usuários na BR-376

Foto: Albari Rosa/AEN

O Ministério Público Federal (MPF) fez uma recomendação para que sejam reforçadas medidas de monitoramento e controle de riscos na BR-376. No documento – encaminhado nesta terça-feira à Concessionária Arteris, à Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, à Agência Nacional de Águas (ANA), ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e à Defesa Civil do Estado do Paraná – o MPF destaca a necessidade da adoção de ações urgentes e efetivas para acompanhar o volume de chuvas na região, o fluxo de veículos e as estruturas das encostas das rodovias.

A procuradora da República, Eloísa Helena Machado, explica que, de acordo com a recomendação, os órgãos devem ser ágeis no repasse das informações climáticas e das condições geográficas da região para que sejam adotadas medidas imediatas e que garantam a segurança dos usuários.

Essa recomendação foi feita depois que um deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba, no dia 28 de novembro, causou a morte de duas pessoas. O talude de terra de cerca de 200 metros cedeu e arrastou ao todo 17 veículos, dez carros e sete caminhões.

O MPF instaurou três procedimentos para investigar as causas e possíveis responsabilizações dos deslizamentos. No dia primeiro de dezembro, a Coordenação de Controle Externo da Atividade Policial instaurou procedimento para apurar o incidente.

Veja mais:

Em seguida também foram instauradas duas notícias de fato, no âmbito dos direitos sociais e fiscalização de atos administrativos, para analisar eventual responsabilidade pela liberação da pista da BR-376.

Ainda de acordo com a recomendação, os órgãos devem indicar aos usuários um canal de comunicação para que possam ter acesso às informações sobre as condições da estrada, do tráfego e da situação do tempo na região. O prazo para que providências sejam apresentadas é de 10 dias. 

Reportagem: Vanessa Fontanella.

Avatar

mariane.abreu

Aplicativo ajuda motoristas na hora de escolher combustível para abastecer

Aplicativo ajuda motoristas na hora de escolher combustível para abastecer

São diversas funcionalidades na ferramenta para garantir agilidade e informação na hora do abastecimento

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Paraná lança campanha com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

Estado espera diminuir o número de leitos hospitalares ocupados por vítimas de acidentes

Motorista atropela motociclista e foge sem prestar socorro; VÍDEO

Motorista atropela motociclista e foge sem prestar socorro; VÍDEO

Caso aconteceu em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba