ParanáGeral

Paraná deve ter 98 novos casos de câncer por dia

Estimativa é para 2023, com maior quantidade de diagnósticos de câncer de mama e próstata

 Paraná deve ter 98 novos casos de câncer por dia

Foto: Pixabay

O Paraná deve registrar 36.000 casos de câncer em 2023, ou seja, 98 casos novos por dia. A estimativa é o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A incidência, considerando a população do estado, é de 314,01 casos a cada 100mil habitantes. A maior parte devem ser de mama (3.650) e próstata (3.430), seguidos por câncer de cólon e reto (2.560) e, na sequência, por câncer nas vias respiratórias e pulmão (2.270). Em Curitiba, a estimativa é de 6.080 casos no total.

Veja mais:


Segundo a Secretaria da Saúde do Paraná, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que provocam o crescimento desordenado de células. Elas se multiplicam rapidamente e formam tumores que invadem tecidos, órgãos e podem aparecer inclusive em órgãos distantes da sua origem, ao que se chama metástase, como foi o caso da jornalista Glória Maria, acometida por um câncer de pulmão com metástase no cérebro.


Isso acontece por uma falha na estrutura genética das células que altera as instruções de como a célula deve crescer e se dividir. Esta mutação pode surgir em qualquer parte do corpo em diferentes níveis de intensidade, mas há órgãos que são geralmente mais afetados do que outros.
Ainda de acordo com a secretaria, entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, como meio ambiente, condições de trabalho, consumo alimentar e de medicamentos.
No caso dos alimentos, o nutricionista Jhonathan Andrade, professor do curso de Nutrição do UniCuritiba, indica que é preciso prestar atenção em dois fatores na hora de se alimentar, o primeiro deles é a qualidade dos alimentos, evitando os ultraprocessados, o excesso de gordura e açúcar.

Por outro lado, ele considera que a mudança na alimentação não deve ser restritiva, mas é preciso prestar atenção também à quantidade de alimento ingerido.

Outros fatores que devem ser foco de atenção para evitar o câncer e outras doenças não transmissíveis são o consumo de álcool, o fumo, a exposição à radiação solar, o sexo desprotegido o uso de medicamentos e o ambiente de trabalho.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Fabrizio Reusing

Projeto social com capacidade para atender 200 crianças tem vagas

Projeto social com capacidade para atender 200 crianças tem vagas

Iniciativa do Instituto Novas Ideias trabalha educação, cultura e esporte com o inscritos

Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

Mais de 39 mil crianças já contraíram dengue, no Paraná

A situação mais crítica acontece no oeste do estado, com mais de 18 mil casos