CuritibaGeral

Fumaça é utilizada para combater ligações irregulares de água

Procedimento vem sendo aplicado na vistoria de redes da Bacia do Rio Belém, em Curitiba

 Fumaça é utilizada para combater ligações irregulares de água

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

Ligações irregulares, infiltrações e rompimentos da rede de água e esgoto agora são combatidos com testes de fumaça em Curitiba. O procedimento vem sendo aplicado na vistoria de redes da Bacia do Rio Belém.

Veja mais:

O objetivo, segundo a Sanepar, é detectar infiltrações e rompimentos, além de descartes irregulares de água pluvial e outros resíduos. O Gerente da Sanepar na Regional Leste de Curitiba, Fabian Brotto Monteiro, fala como funciona nestes casos e como funciona o teste com corantes não tóxicos.

O técnico da área de Operação de Redes da Sanepar em Curitiba, Jonas da Silva, explica que a injeção de fumaça na rede é feita por um equipamento acoplado aos poços ou tubos de inspeção. Para identificar o ponto exato de fiscalização, a empresa utiliza outro sistema: o telediagnóstico, colocando uma câmera de vídeo dentro da rede para percorrer a tubulação.

Se a ligação do esgoto estiver correta, a fumaça não será visualizada. Mas se a fumaça sair em galerias pluviais, ralos, calhas, rios, pavimentos, isso é sinal de alguma irregularidade. A fumaça que sai na “boca-de-lobo” na rua, por exemplo, indica que há algum ponto de lançamento ou infiltração de água da chuva na rede de esgoto.

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

Se houver irregularidade na ligação, o proprietário do imóvel é notificado e recebe um prazo de 60 dias para regularizar.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Jessica de Holanda

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa