ParanáGeral

Vereador de Ponta Grossa é afastado por suspeita de fraudes

O Ministério Público investiga um grupo suspeito de direcionar licitações no Paraná e outros estados

 Vereador de Ponta Grossa é afastado por suspeita de fraudes

Foto: divulgação

Um vereador de Ponta Grossa está entre os alvos de uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) contra uma quadrilha suspeita de fraudar licitações públicas. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão. Além dos municípios de Ponta Grossa e Palmeira, nos Campos Gerais, buscas também foram feitas nas cidades de Curitiba, Lapa, Guaratuba e Balneário Camboriú (SC). Durante as ações, uma pessoa foi presa em flagrante por porte irregular de arma de fogo de uso restrito.

Segundo o Ministério Público, são investigados crimes de fraude a licitações, tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O grupo atuava não apenas no Paraná, mas também em municípios de São Paulo e Santa Catarina.

Veja mais:

O promotor de Justiça Antônio Juliano Souza Albanez explica que as investigações buscam entender o funcionamento da organização criminosa que envolvia agentes políticos, servidores públicos e empresários. A operação decorre de informações levantadas em uma CPI instalada na Câmara Municipal de Ponta Grossa, no ano passado, para apurar possíveis irregularidades em contratos da saúde pública:

A CPI mirava contratos da saúde pública, mas acabou se deparando com a suspeita de um esquema de pagamento de propinas para fraudar licitações de diversas áreas. O grupo atuava não apenas no Paraná, mas também em São Paulo e Santa Catarina. Foram levantadas suspeitas de direcionamento de licitações para a contratação de shows e eventos, projetos de recuperação tributária e até mesmo para a compra de livros.

Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pela 3.ª Vara Criminal de Ponta Grossa. A Justiça também determinou o afastamento do vereador e de um servidor público municipal até o encerramento das investigações.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Izabella Machado

Paranaenses podem ajudar Hospital Evangélico pela conta de luz

Paranaenses podem ajudar Hospital Evangélico pela conta de luz

Parceria da Copel e Hospital Evangélico Mackenzie lança campanha para recursos a tratamentos oncológicos

Paraná atende 76% dos idosos do estado pelo SUS

Paraná atende 76% dos idosos do estado pelo SUS

Na região, 448 mil pessoas com mais de 60 anos têm plano de saúde

Estelionatário que causou prejuízo de R$ 400 mil é indiciado

Estelionatário que causou prejuízo de R$ 400 mil é indiciado

Suspeito de Ponta Grossa (PR), atraía vítimas com promessa de lucros sobre criptomoedas

Eclipse anular do Sol pode não ser visível no Paraná

Eclipse anular do Sol pode não ser visível no Paraná

De acordo com o Simepar, chuvas e nuvens vão dificultar a observação do fenômeno