ParanáGeral

Paraná antecipa ações de prevenção ao câncer de mama

Normalmente as ações acontecem em outubro, mas neste ano o governo estadual começa em setembro

 Paraná antecipa ações de prevenção ao câncer de mama

Foto: Pixabay

O governo do Paraná antecipa para setembro as ações de conscientização para prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. Normalmente as ações acontecem em outubro, que é o mês tradicional da campanha, quando há um aumento de 30% na realização dos exames de mamografia em reflexo das ações sobre o tema.

O objetivo da Secretaria estadual da Saúde em antecipar as ações é aumentar o número de mulheres que procuram exames de rotina. O câncer de mama na população feminina é o tipo mais frequente, depois do câncer de pele não melanoma.

Veja mais:

Por ano, no Paraná são estimados 3.650 novos casos. Já o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais frequente e são estimados 790 novos casos.

A recomendação médica é que a partir dos 40 anos todas as mulheres façam os exames preventivos. Para quem tem histórico da doença na família a idade pode ser menos de acordo com a médica oncologista, do Instituto Oncológico do Paraná e do Hospital São Marcelino Champagnat, Giovana Brandalize.

Foto: Conrado Age/ AEN

Para atender a população feminina nesse cuidado preventivo, os municípios vão reforçar o trabalho de informação, busca ativa e ações para atender principalmente as mulheres que têm exames atrasados ou nunca fizeram.

Segundo a médica oncologista, o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento.

A taxa de sobrevida não prevê quanto tempo cada pessoa vai viver, mas permite entender a probabilidade de sucesso do tratamento. Para fazer os exames pelo SUS, a paciente deve procurar uma unidade de saúde, onde vai passar por avaliação para solicitação e coleta dos exames preventivos.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Frederico Machado

Governador Ratinho Junior lamenta morte de atletas paranaenses no RJ

Governador Ratinho Junior lamenta morte de atletas paranaenses no RJ

Governador usou as redes sociais para solidarizar com morte de jogadores do Coritiba Crocodiles

Dia da Luta da Pessoa com Deficiência é neste sábado

Dia da Luta da Pessoa com Deficiência é neste sábado

Desafios no Brasil passam por questões de acessibilidade, profissionais e educacionais