CuritibaTrânsito

Dia sem carro: Curitiba completa vinte anos de adesão

O movimento conscientiza sobre os reflexos do uso excessivo dos automóveis nas cidades

 Dia sem carro: Curitiba completa vinte anos de adesão

Foto: José Fernando Ogura/SMCS

A capital paranaense completa vinte anos de adesão ao Dia Mundial Sem Carro, marcado nesta sexta-feira (22). A iniciativa internacional surgiu em 1997, na França. O objetivo é conscientizar sobre os reflexos do uso excessivo dos automóveis, com atenção especial aos prejuízos ao meio ambiente. O cicloativista Fernando Rosenbaum defende que a data é uma conquista para todos.

A primeira vez em que a capital paranaense adotou o Dia Sem Carro foi em 2003. Naquele ano, o trânsito foi bloqueado no centro da cidade. Vinte anos depois, a prefeitura convidou os curitibanos a utilizar o transporte público, andar a pé, de bicicleta ou ainda pegar carona. Rosenbaum destaca que não se trata de uma luta contra o uso dos carros.

Na véspera do Dia Sem Carro, Curitiba promoveu mais uma edição do Desafio Intermodal. O evento compara os diferentes modais de transporte durante o horário de pico na capital paranaense. Com dez quilômetros de percurso, os participantes saíram do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná com destino à praça Santos Andrade.

Veja mais:

Os participantes poderiam utilizar táxis, aplicativos de transporte, patinetes elétricos, skates, patins, motos, bicicletas, carros e ônibus. O objetivo do desafio é verificar qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar no horário de pico em um grande centro urbano, levando em consideração três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Izabella Machado

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa