ParanáCidades

Moradores cobram isenção de pedágio na Lapa

Manifestação terminou perto das quatro da tarde (domingo). Não houve interdição

 Moradores cobram isenção de pedágio na Lapa

Foto: Divulgação / PRF

Pelo menos 35 manifestantes se reuniram, na tarde deste domingo (24), na praça de pedágio desativada da Lapa, na BR-476, a Rodovia do Xisto, na Região Metropolitana de Curitiba, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O protesto pedia a isenção da tarifa para os moradores que precisam passar pelo pedágio para chegar na Lapa. O grupo também pedia por melhoria em serviços públicos, como educação e saúde. A manifestação terminou perto das quatro da tarde (domingo). Não houve interdição.

Há 20 dias (05 de setembro), a Defensoria Pública da União tinha entrado na Justiça, por causa do impacto que a praça do pedágio no km 191 da BR-476 iria causar às comunidades Quilombolas, estabelecidas na Lapa.

A praça está prevista no edital do Lote 1 do pedágio. O leilão foi realizado no mês passado (agosto). No recurso, a Defensoria observava que “as comunidades dependem dos serviços e comércios situados na Lapa, sendo que a única forma de acesso exigirá o pagamento de pedágio”.

Uma liminar chegou a suspender os efeitos do leilão, mas o Tribunal Regional Federal da 4ª Região derrubou a medida cautelar.

Avatar

Cleverson Bravo

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Dez municípios paranaenses são destaque na pecuária e aquicultura

Toledo é a maior produtora brasileira de suínos, com 899 mil cabeças abatidas em 2023