ParanáGeral

Temporais deixam mais de 600 pessoas fora de casa

Mesmo com tempo mais firme, Rio Negro e União da Vitória ainda sofrem com enchentes

 Temporais deixam mais de 600 pessoas fora de casa

Foto: Arquivo / Prefeitura Municipal de Rio Negro

Quase 20 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas no Paraná. Mesmo com o tempo mais firme, cidades como Rio Negro e União da Vitória ainda sofrem com enchentes. Rios que cortam os municípios permanecem cheios e casas de baixo d’água. Apenas nessas duas cidades mais de 250 pessoas permanecem fora de casa e são abrigadas por amigos e parentes.

Segundo a Defesa Civil, em todo o Paraná o número de desabrigados chega a 600. Mais de 3 mil e duzentas casas foram danificadas em 57 cidades. Em Irati, na região central do Paraná, uma criança de dois anos morreu após ter o veículo que estava arrastado pela forte chuva. Segundo o governador Ratinho Junior, equipes da Defesa Civil atuam nas áreas mais afetadas com a entrega de itens de higiene e fornecimento de abrigos.

Para os municípios que sofreram prejuízos na infraestrutura urbana e rural em decorrência dos temporais, o governo estadual dará acesso à uma linha de crédito emergencial, criada pela Fomento Paraná, para ajudar na recuperação dos estragos. Municípios que já possuem contratos de financiamento em andamento com a instituição financeira estadual também poderão pedir uma moratória de até 12 meses nos pagamentos do valor principal financiado, devendo pagar apenas encargos nesse período. Em ambos os casos é necessário que o município decrete o estado de emergência e que o decreto municipal seja homologado pelo governo.

Veja mais:

Até o momento, Cascavel, Mangueirinha, São Jorge D’Oeste, Pinhão e Rio Negro tiveram o decreto municipal de situação de emergência homologado. Paula Freitas, Ivaiporã, União da Vitória e Paulo Frontin são alguns dos municípios que também decretaram situação de emergência, mas ainda não tiveram o processo homologado pelo Estado.

A linha de crédito emergencial também está à disposição de empresas e empreendedores dos municípios atingidos por temporais, alagamentos, granizo e outros eventos que provocam prejuízos ou interrompem atividades empresariais. Os empreendedores podem ter acesso ao crédito para capital de giro pagando uma taxa de juros fixa de 7,17% ao ano. Mais informações estão disponíveis no site fomento.pr.gov.br.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

STJ restabelece indenização em caso de mulher morta em casa

STJ restabelece indenização em caso de mulher morta em casa

Naquela madrugada, vizinhos ligaram mais de oito vezes para a Polícia Militar para pedir socorro

Três pessoas morrem em acidente em Castro (PR), neste domingo

Três pessoas morrem em acidente em Castro (PR), neste domingo

Acidente foi registrado na PR-340; veículos bateram de frente

Confiança do empresário do comércio paranaense tem queda em setembro

Confiança do empresário do comércio paranaense tem queda em setembro

No acumulado dos últimos 12 meses, o ICEC apresenta alta de 1,9%