ParanáGeral

TCE-PR recomenda que concessão do transporte coletivo metropolitano seja democrático

Relatório também tem recomendações sobre a migração de créditos eletrônicos dos usuários

 TCE-PR recomenda que concessão do transporte coletivo metropolitano seja democrático

Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Tribunal de Contas do Paraná aponta que a gestão da nova concessão do transporte coletivo metropolitano, da Grande Curitiba, seja mais democrática. O relatório divulgado essa semana pelo TCE indica ainda mais três recomendações para a Agência de Assuntos Metropolitanos, a Amep.

A Quinta Inspetoria de Controle Externo do TCE fiscalizou quatro itens do novo modelo de concessão do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba, são eles: governança interfederativa, participação social, migração de créditos eletrônicos e modelo de contratação. Os trabalhos foram realizados entre maio e setembro de 2023, com base nas Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público.

Com relação à participação social, a recomendação é que sejam realizadas audiências e consultas públicas, antes da conclusão dos órgãos de controle, para garantir a ampla participação da sociedade civil e de todos os municípios envolvidos, com sugestões quanto ao projeto de concessão. Sobre a governança interfederativa, o TCE pede para que a Amep e o Conselho de Transporte Coletivo encaminhem formalmente aos municípios que fazem parte do CTC todos os estudos elaborados pela empresa contratada para a elaboração do novo modelo.

Veja mais:

Além disso, é recomendada a realização de uma reunião com representantes desses municípios, para seja possível identificar com clareza o que e como foi deliberado, inclusive posicionamentos contrários.

Referente à migração de créditos eletrônicos, o TCE pede que a Amep formalize antes dos contratos de concessão, a migração dos créditos adquirirmos pelos usuários para que possam ser utilizados depois da concessão. E por fim, existe a recomendação de que a justificativa técnica esteja mais detalhada sobre a opção pelo modelo de contratação e gestão da operação. Até o dia 14 de dezembro está aberta consulta pública para a licitação do serviço, pelo site amep.pr.gov.br.

O novo modelo está dividido em quatro lotes, previsto para um período de 12 anos, e prevê a ampliação do atendimento de 19 para 28 cidades da Região Metropolitana de Curitiba.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Izabella Machado

Comércio varejista do Paraná tem alta de 0,2% em julho

Comércio varejista do Paraná tem alta de 0,2% em julho

A estabilidade da economia contribuiu para o aumento do consumo

Estado vai convocar 1.100 professores aprovados em concurso público

Estado vai convocar 1.100 professores aprovados em concurso público

Os professores e pedagogos serão contratados para atuar na rede estadual de ensino

PF combate evasão de divisas no Paraná, SC e SP

PF combate evasão de divisas no Paraná, SC e SP

Investigação apontou que eram movimentados valores do tráfico de drogas, corrupção e contrabando