ParanáGeral

Inteligência artificial vai prever desligamentos por temporais no Paraná

Um estudo, feito pela Copel e pelo Simepar, deve ser implantado em outubro

 Inteligência artificial vai prever desligamentos por temporais no Paraná

(Divulgação: Copel)

Um sistema de inteligência artificial para prever desligamentos por temporais deve ser implantado no Paraná a partir de outubro. A tecnologia está sendo estudada pela Copel e pelo Simepar e estima o impacto sobre a rede de tempestades que se aproximam e contribui para preparação das equipes. Segundo o estudo, a aplicação se abastece com o histórico de informações das intempéries climáticas captadas pelas estações, satélites e radares meteorológicos do Simepar em todas as regiões paranaenses. No passo seguinte, faz o cruzamento dessas informações com os registros de desligamentos da rede da Copel dos últimos anos.

A expectativa é que o sistema esteja pronto até o início do próximo período de chuvas, que começa em outubro.

O sistema calcula o número aproximado de consumidores que podem ser afetados por uma tempestade que se aproxima e, assim, agir preventivamente, na estratégia e no planejamento de atividades das equipes da Copel para o restabelecimento da energia com a maior rapidez possível.

Desde 2019, de acordo com a Copel, o número de tempestades no Paraná cresceu de 12 temporais naquele ano para 24 em 2023. Somente entre outubro e dezembro do ano passado, o Estado foi atingido por 15 tempestades de grandes proporções ao longo de 12 semanas. Em algumas semanas o Paraná sofreu com mais de um evento climático severo.

Nos últimos anos, a incidência de raios também aumentou. Em 2021, foram registrados quase 407 mil raios no Paraná e, em 2023, um milhão, um crescimento de 161%, segundo o Simepar.

Informações: Lorena Pelanda, com assessoria

Avatar

lorena.pelanda

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand