ParanáGeral

Combate à dengue ganha reforço a partir desta segunda-feira (26)

Serão soltos, em 20 semanas, quase 85 milhões de Wolbitos

 Combate à dengue ganha reforço a partir desta segunda-feira (26)

Foto: Alessandro Vieira/WMP Brasil

Mais de quatro milhões de Wolbitos começam a ser soltos nesta segunda-feira (26) em duas cidades do Paraná: Foz do Iguaçu, na região oeste, e Londrina, no norte do estado. A liberação dos mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia – um microorganismo intracelular que impede que os vírus de doenças como a dengue, chikungunya e Zika se desenvolvam – faz parte de uma estratégia de combate em todo o país. O cruzamento dos Wolbitos com os mosquitos presentes no ambiente visa garantir que as gerações futuras de Aedes aegypti nasçam com os microorganismos. A chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Emanuelle Gemin Pouzatto, explica que a consequência será a redução dos casos de doenças.

LEIA MAIS

A liberação dos mosquitos vai ocorrer em áreas selecionadas. A previsão é que o trabalho seja concluído em 20 semanas. Nesta primeira semana, serão liberados 1,3 milhões de Wolbitos em Foz do Iguaçu e três milhões em Londrina.

Até o fim do ano serão liberados quase 85 milhões de Wolbitos nos dois municípios. Emanuelle ressalta que a estratégia deve surtir efeito a médio e longo prazo. As outras formas de combate, como eliminação de água parada, devem ser mantidas.

O método Wolbachia faz parte de uma estratégia nacional de enfrentamento de arboviroses e conta com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), WMP, Ministério da Saúde, Itaipu Binacional. No Paraná, a ação é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Nacional da Saúde (Sesa), em parceria com as prefeituras de Foz do Iguaçu e Londrina.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

felipe.lunardi

Sequestradores tentaram extorquir R$ 3,7 milhões de empresário

Sequestradores tentaram extorquir R$ 3,7 milhões de empresário

Homem foi localizado a 180 km de Curitiba, em Monte Castelo, em Santa Catarina

Empréstimos com garantia de imóvel crescem 23% no Paraná

Empréstimos com garantia de imóvel crescem 23% no Paraná

A modalidade permite buscar recursos para empreender, reformar ou quitar dívidas

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção