Advogado de Lula contesta indiciamento e acusa PF de não analisar provas da defesa

Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação/Fotos Públicas)

O advogado do ex-presidente Lula, Roberto Teixeira, acusa a Polícia Federal de não analisar provas apresentadas pela defesa. Ontem (segunda, 12), sete pessoas foram indiciadas após a conclusão de dois inquéritos que apuram crimes cometidos pelo Instituto Lula. O delegado Marcio Anselmo, da Polícia Federal do Paraná, concluiu haver provas suficientes para indiciar Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva. Outros seis investigados – incluindo a ex-primeira-dama Marisa Letícia; o ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Antônio Palocci; além do próprio advogado Roberto Teixeira – foram indiciados pelo crime de lavagem de dinheiro.

O criminalista alega que recebeu um ofício do delegado Marcio Anselmo, da Polícia Federal do Paraná, na quarta-feira da semana passada (dia 07). Ele solicitava esclarecimentos sobre os fatos apurados neste inquérito mais recente. Roberto Teixeira pediu prazo de dez dias, porque considerava inviável levantar todas as provas e informações em 48 horas. O prazo suplementar foi negado pela autoridade policial.

Desta forma, a resposta ao ofício foi entregue na sexta-feira passada (dia 09), às oito e meia da noite. Teixeira alega ter recebido a notícia do indiciamento um dia útil depois de enviar os esclarecimentos. O advogado argumenta que com esse tempo as autoridades policiais não poderiam ter analisado todas as provas e informações, e por isso sustenta a tese de que “o ato já estava preparado e não havia efetivo interesse na apuração dos fatos”.

O indiciamento da Polícia Federal é resultado de dois inquéritos diferentes. O delegado Marcio Anselmo considera que os fatos estão relacionados, e por isso decidiu unir as investigações. A apuração mira a compra de um terreno onde seria construída uma nova sede para o Instituto Lula e também o contrato de aluguel do apartamento vizinho ao que mora o ex-presidente, em São Bernardo do Campo (SP). A compra e o aluguel seriam viabilizados com dinheiro de propinas pagas pela Odebrecht – apesar de nenhum representante da empreiteira ter sido indiciado

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição