Após balsa ficar à deriva, em Guaratuba, outra embarcação é interditada no Ferry Boat

 Após balsa ficar à deriva, em Guaratuba, outra embarcação é interditada no Ferry Boat

Foto: Divulgação/DER

Uma embarcação e um rebocador, que fazem a travessia entre Guaratuba e Matinhos, no litoral do estado, foram interditados pela Capitania dos Portos do Paraná, nesta quarta-feira (14). Uma fiscalização constatou uma avaria na embarcação e uma pane em dois motores do rebocador. Com isso, até sejam feitos os reparos nos equipamentos, as composições não vão poder operar no Ferry Boat.

A fiscalização ainda analisou as condições de outras duas embarcações que fazem a travessia entre Guaratuba e Matinhos. Como nenhuma irregularidade foi identificada, ambas permanecem em operação. A vistoria no Ferry Boat foi realizada no dia seguinte em que uma balsa e um rebocador ficaram à deriva, na tarde desta terça-feira (13), depois de uma avaria de máquinas.

O conjunto pertence a concessionária da travessia de Guaratuba. Conforme a Capitania dos Portos do Paraná, a balsa e o rebocador foram resgatados e os passageiros transportados, em segurança, cerca de 40 minutos depois do incidente, com apoio de um Ferry Boat da concessionária. A empresa assumiu a operação da travessia há três meses. Desde então, o município contabiliza ocorrências de “embarcações sucateadas” e “lentidão extrema na execução do serviço”.

Por isso, nesta quarta-feira (14), o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, declarou estado de calamidade pública na cidade.

O decreto fala em “colapso do serviço público de transporte aquaviário”. O texto ainda chama atenção para o risco que a ineficiência da travessia representa para “pacientes do sistema único de saúde do Município”.

Guaratuba “possui como unidade de referência de tratamento de média/alta complexidade o Hospital Regional de Paranaguá”. Nessas circunstâncias, os atrasos podem ser fatais no tratamento dos moradores.

A Capitania dos Portos do Paraná disse que realiza “inspeções e vistorias regulares nas embarcações” que fazem a travessia entre Guaratuba e Matinhos. Segundo o comunicado, antes do incidente desta semana, “durante as últimas fiscalizações, não houve pendências relativas a segurança, não havendo restrições para operação” do Ferry Boat. Agora, em virtude dos últimos acontecimentos, “será instaurado um Inquérito Administrativo com o objetivo de apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades dos fatos”.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem