CuritibaGeral

Barragens que abastecem Curitiba estão em 95%

Especialista alerta para futuras crises hídricas

 Barragens que abastecem Curitiba estão em 95%

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

No período de um ano, os reservatórios que abastem Curitiba e a região metropolitana viram a recuperação da crise hídrica. Nesta terça-feira (13), o nível de abastecimento está em 95%. Em setembro do ano passado, as barragens Iraí, Passaúna e Piraquara I e II totalizam 51% da capacidade.

A estiagem começou no final de 2019 e levou a Sanepar a implementar um sistema de rodízio. Nos momentos mais críticos, os curitibanos contavam com um dia e meio de abastecimento, para cada dia e meio sem. O formato foi deixado para trás no início de 2022.

Na análise do mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Carlos Garcias, as medidas de contenção não deveriam ser exclusivas do momento de crise.

Para o professor da PUC-PR, o crescimento das cidades e a geração de energia são dois pontos de preocupação. A projeção é de novas crises hídricas no futuro.

Na pior fase da crise, o nível dos reservatórios caiu para menos de 25%. Na época, a Sanepar tinha a Meta 20, que pedia a economia de 20% da água utilizada em casa.

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa

Confira dicas para doar ao Rio Grande do Sul

Confira dicas para doar ao Rio Grande do Sul

A Bandnews Curitiba listou orientações que devem ser levadas em consideração no momento da contribuição