PolíticaGeral

Beto Richa pretende disputar prefeitura de Curitiba em 2024

Político, que foi prefeito da capital entre 2005 e 2010, afirmou que quer viabilizar candidatura

 Beto Richa pretende disputar prefeitura de Curitiba em 2024

Foto: Jaelson Lucas/ANPr

O deputado federal Beto Richa (PSDB) deve começar em breve a construção de uma possível candidatura à prefeitura de Curitiba em 2024. Em entrevista à BandNews FM, o político, que foi prefeito da capital paranaense por duas vezes entre 2005 e 2010, demonstrou interesse em viabilizar um plano de governo que o leve de volta ao Palácio 29 de Março.

Richa tem no currículo além dos cargos públicos como deputado, secretário, prefeito e governador passagens pelo sistema prisional. Ele chegou a ser preso três vezes em cerca de seis meses. A primeira detenção foi em 11 de setembro de 2018, quando o ex-governador era o favorito para a disputa ao Senado. Na ocasião, ele foi alvo da Operação Rádio Patrulha, do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que investigou suspeitas de corrupção em um programa de recuperação de estradas rurais.

Veja mais:

No mesmo dia, ele também foi alvo da 53.ª fase da Operação Lava Jato. Em janeiro do ano seguinte, 2019, Richa voltou para a prisão na 55.ª fase da Lava Jato, na Operação Integração, que apurou indícios de corrupção em contratos das concessionárias de pedágio.

Ele ainda foi preso mais uma vez em março daquele ano dessa vez em desdobramento da Operação Quadro Negro, do MP-PR, que investigava desvios de dinheiro público na construção e reformas de escolas estaduais.

As três prisões somaram 30 dias na cadeia. Ao todo, Richa se tornou réu em oito ações penais por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Três processos foram arquivados e neste momento o deputado ainda responde por cinco ações.

Os processos que Richa ainda se defende estão distribuídos na Justiça Eleitoral e Justiça Comum. Ambos estão com a tramitação parada por força de liminares do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na avaliação do deputado, o Poder Judiciário vai concluir que não existem provas que possam condena-lo. Ele espera que até meados do ano que vem todas as acusações sejam arquivadas.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Prefeitura pede extinção alegando que os instrumentos foram incluídos em novas regras

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Projeto também facilitou a criação do título para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Novo substitutivo foi protocolado na proposta que deseja regulamentar o compartilhamento de bikes

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Proposta foi votada nesta terça-feira (30) e foram solicitadas mais informações à Prefeitura