PolíticaGeral

Eder Borges afirma que vai recorrer de condenação criminal

O parlamentar informou que irá recorrer e questionou a condenação

 Eder Borges afirma que vai recorrer de condenação criminal

Foto: Reprodução/Facebook Eder Borges

Cassado após perder os direitos políticos, o vereador Eder Borges (PP) afirmou que vai recorrer da decisão. Ele teve o mandato cassado ontem (sexta-feira, 27) após a Câmara de Curitiba reconhecer uma condenação criminal com processo transitado em julgado. Em entrevista à BandNews FM, o parlamentar questionou a condenação.

Eder Borges foi condenado por ter compartilhado memes ligando petistas a invasões em escolas que terminaram com a morte de um adolescente em 2016. Ele afirma que não se arrepende do compartilhamento e defende que não houve ofensa ou qualquer tipo de difamação.

Mas o entendimento da justiça foi diferente. O parlamentar foi condenado com pena de 25 dias de prisão em regime aberto e multa. A cassação, segundo o Legislativo, foi pautada pelo que prevê a Constituição Federal, Lei da Ficha Limpa, Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara. Segundo Kuzma, a decisão será oficializada com a publicação em diário oficial, que deve ocorrer entre segunda (30) e terça-feira (31).

Conforme o Legislativo, em fevereiro foi formalizada uma denúncia que apontava que o vereador teria cometido procedimento incompatível com o decoro parlamentar. A partir daí a corregedora da Casa, vereadora Amália Tortato (Novo), foi acionada e constatou, em um primeiro momento, que de fato havia um processo contra o parlamentar por difamação. Confirmada a existência do trânsito em julgado e com o processo nas mãos do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o presidente do colegiado, Dalton Borba (PDT), devolveu ontem (quinta-feira, 26) o caso à Mesa Diretora. Segundo o vereador, não fazia sentido julgar um processo já chancelado pelo Judiciário.

Com o caso de volta à Mesa Diretora, o presidente da Câmara Tico Kuzma (Pros) convocou a reunião do grupo que decidiu pela cassação. Durante coletiva de imprensa hoje (sexta-feira, 27) pela manhã, Kuzma afirmou que é necessário rever a Lei Orgânica do Município. Conforme o presidente, a mudança deve eliminar qualquer possibilidade de uma decisão como esta depender do plenário.

Com a perda do mandato, quem deve assumir a cadeira de Borges é o primeiro suplente da coligação, o ex-vereador Mestre Pop.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Vereadores discutem revogação de leis urbanísticas de Curitiba

Prefeitura pede extinção alegando que os instrumentos foram incluídos em novas regras

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Projeto também facilitou a criação do título para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Novo substitutivo foi protocolado na proposta que deseja regulamentar o compartilhamento de bikes

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Proposta foi votada nesta terça-feira (30) e foram solicitadas mais informações à Prefeitura