PolíticaGeral

Câmara retoma sessões após recesso parlamentar

Prefeito, Rafael Greca, e o vice, Eduardo Pimentel, confirmaram presença na abertura dos trabalhos

 Câmara retoma sessões após recesso parlamentar

Foto: Rodrigo Fonseca/ CMC

Os vereadores retomam na terça-feira (1º) as sessões plenárias na Câmara de Curitiba. O prefeito, Rafael Greca (PSD), e o vice, Eduardo Pimentel (PSD), confirmaram presença na abertura dos trabalhos no segundo semestre, após o recesso parlamentar de julho. Por tradição, não haverá ordem do dia. A votação de projetos, indicações de sugestão ao Executivo e requerimentos será retomada no dia seguinte, quarta-feira (2).

A ordem do dia terá uma proposta de lei na pauta para discussão em primeiro turno. A iniciativa, assinada pelo vereador Leonidas Dias (Solidariedade), estabelece as diretrizes para a implantação do Programa de Valorização da Vida na rede municipal de ensino.

A ideia é que os planos pedagógicos das escolas municipais incluam medidas de conscientização, de prevenção e de combate à depressão, à automutilação e ao suicídio.

O Programa de Valorização da Vida prevê a realização de palestras e debates com crianças, a formação continuada dos profissionais da educação e a distribuição de cartilhas de orientação às famílias dos estudantes.

Sugestões ao Executivo

Ainda na quarta, os vereadores avaliam as indicações de sugestões à Prefeitura de Curitiba e os requerimentos que dependem da votação em plenário, na segunda parte da ordem do dia. Já consta na pauta, por exemplo, sugestão para que a prefeitura forneça abafadores de som e de ruídos para crianças com hipersensibilidade auditiva, como os autistas, para o uso nas escolas municipais.

Outra proposta é que o Executivo atualize, com base na Lei da Liberdade Econômica, o decreto com as regras para a publicidade ao ar livre em Curitiba. As indicações de sugestão são, respectivamente, de autoria de Pier Petruzziello (PP) e de Sidnei Toaldo (Patriota).

Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações de sugestão são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe ao Executivo avaliar e acatar, ou não, as propostas.

Informações: Leonardo Gomes com CMC.

Avatar

leonardo.gomes

Retomada do Minha Casa, Minha Vida é votada pelos vereadores

Retomada do Minha Casa, Minha Vida é votada pelos vereadores

A expectativa é que programa disponibiliza até 700 moradias populares

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

O texto institui a Semana Estadual do Influenciador Digital, que deve ser celebrada em novembro

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Projeto de lei foi aprovado por duas comissões e volta a ser discutido em breve

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma