ParanáGeral

Caminho do Itupava reabre com Termo de Conhecimento de Risco

Trilha estava fechada desde o início de 2021, após fortes chuvas destruírem parte da estrutura

 Caminho do Itupava reabre com Termo de Conhecimento de Risco

Foto: Instituto Água e Terra (IAT)

Após mais de um ano interditado, o Caminho do Itupava voltará a receber visitantes. A liberação ocorre depois de pedidos de montanhistas e trilheiros. A partir de agora, quem desejar fazer a trilha deverá assinar um Termo de Conhecimento de Risco. No início de 2021, após fortes chuvas destruírem parte das estruturas de apoio, a trilha histórica entre Curitiba e Morretes foi fechada temporariamente.

O diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, afirma que o órgão também tem o interesse na reabertura, uma vez que o Caminho do Itupava é um dos principais atrativos turísticos de duas importantes unidades de conservação do Paraná: o Parque Estadual Serra da Baitaca e o Parque Estadual Pico do Marumbi:

Apesar do interesse alegado pelo IAT, mais de uma ano depois das chuvas que destruíram parte das estruturas, as obras de reconstrução do Caminho do Itupava ainda não foram concluídas. As pontes danificadas pelas chuvas, por exemplo, ainda não foram reconstruídas. Dessa forma, em um dos trechos, os trilheiros obrigatoriamente precisam passar por dentro do rio, o que eleva o risco de acidentes.

Andreguetto reforça que a trilha não é indicada para iniciantes:

Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, a única entrada permitida será a portaria oficial do parque. Ao chegar na Unidade de Conservação, os trilheiros devem apresentar o Termo Conhecimento de Risco impresso e assinado. Quem acessar o caminho do Itupava por outras entradas ou sem apresentar o documento estará sujeito a multa de R$ 500 a R$ 10 mil.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Endividamento segue em queda no Paraná

Endividamento segue em queda no Paraná

O estado ainda tem o maior porcentual de pessoas com dívidas do Brasil

Ventos de até 60 km/h podem atingir o Litoral

Ventos de até 60 km/h podem atingir o Litoral

Marinha do Brasil emitiu alerta de segurança válido até quinta-feira (9)