Cartão transporte poderá ser recarregado por aplicativos

 Cartão transporte poderá ser recarregado por aplicativos

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Ainda não há uma data definida para que os usuários do transporte coletivo de Curitiba possam recarregar o cartão transporte por aplicativos. A novidade foi confirmada ontem (1.º).

Segundo a Prefeitura de Curitiba, as empresas Mercado Pago, Recarga Pay e Qiwi já estão credenciadas para aceitar os pagamentos; o credenciamento continua aberto a novas empresas até 2021. As operadoras ainda realizam ajustes operacionais, mas a expectativa é de que o serviço esteja disponível “nas próximas semanas”.

Atualmente, os usuários do transporte público coletivo podem recarregar o cartão transporte pelo site da Urbs ou nas cerca de 30 bancas credenciadas. No modelo atual, apenas correntistas do Banco do Brasil conseguem fazer a recarga pela internet ou por aplicativos. Os demais precisam imprimir uma guia de recolhimento e pagar nos caixas eletrônicos.

A prefeitura planeja instalar totens de autoatendimento para compra e recarga dos cartões e também pretende oferecer os serviços pelo próprio aplicativo do município. A ampliação dos meios de venda de créditos é uma preocupação da Urbs devido à regulação da bilhetagem eletrônica. Com o projeto que torna o cartão transporte a única forma de embarcar nos ônibus, é preciso que a recarga seja facilitada e acessível.

A Urbs afirma que a ampliação da rede de venda e carregamento caminha no sentido de facilitar a vida do usuário. Outro benefício, segundo a administradora do transporte público da capital, é a redução significativa do dinheiro em circulação dentro dos ônibus, estações-tubo e terminais, o que torna os ambientes mais seguros.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem