Censo mostra aumento de papagaios-de-cara-roxa no litoral do Paraná

Foto: Divulgação

O Censo 2017 do Papagaio-de-cara-roxa mostrou que a ave, até poucos anos considerada em situação vulnerável pela Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, dobrou em relação ao primeiro levantamento, feito em 2003.

Hoje são registrados 7.339 indivíduos em todo o país, a maioria no Paraná. Realizada pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, a SPVS, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a contagem dos papagaios verificou neste ano a maior concentração das aves do país no litoral do Paraná, com 5.564, seguido do litoral paulista – que conta com esse tipo de monitoramento desde 2013 – com mil setecentas e setenta e cinco aves da espécie.

O estado de Santa Catarina, que antes era um dos pontos habitados pela espécie, não teve nenhum registro de papagaio-de-cara-roxa. Além dos pesquisadores envolvidos no Projeto de Conservação, ao todo, o Censo 2017 contou com a participação de mais de 50 voluntários, entre estudantes e moradores das regiões, que realizaram a contagem dos papagaios por três dias consecutivos.

Foto: Divulgação
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem