ParanáGeral

Cerca de 42 mil crianças ficaram sem creche no Paraná

Os dados são do levantamento feito em 2022 pela Defensoria Pública do Paraná

 Cerca de 42 mil crianças ficaram sem creche no Paraná

Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Quase 13 mil crianças entre 0 e 3 anos estavam na fila de espera para conseguir uma vaga nas creches municipais de Curitiba, em 2022. No mesmo período, no Paraná, cerca de 42 mil crianças não tiveram acesso à educação infantil. 

Veja mais:

Os dados são do levantamento feito pela Defensoria Pública do Paraná. O Núcleo da Infância e da Juventude solicitou a 393 municípios do estado informações sobre o total de crianças que aguardavam vagas em creches, se havia previsão para a criação de novas vagas e o total de vagas existentes atualmente. Ao todo, 220 municípios responderam.

O coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude, defensor público Fernando Redede, explica a importância dos dados para o atendimento à população.

Foto: Arquivo/ SMCS

No ano passado a procura por vagas em creches foi grande, principalmente por ser um período pós confinamento por causa da pandemia de Covid-19. Este foi o ponto de partida do trabalho, conta o defensor público.

A Defensoria decidiu abrir um procedimento administrativo em separado para as cidades de Curitiba, Cascavel, Colombo, Fazenda Rio Grande, Sarandi, Paranaguá, Araucária, Arapongas e Pinhais, porque nestes municípios as filas para vagas em creches passa de mil crianças.

O coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude alerta também que a falta de creche para crianças de 0 a 3 anos tem influência em todos os membros da família.

Foto: Valdecir Galor/ SMCS

Em nota, a prefeitura de Curitiba afirma que “desde o início da atual gestão, a Educação tem realizado diversas estratégias para ampliar o atendimento na educação infantil, elevando o número de vagas de 45 mil para mais de 55 mil”.

Além disso, informa que hoje (terça-feira, 16) foi entregue um novo CMEI, que fica no Rebouças, somando 232 na capital.

A solicitação de vagas na educação infantil para o público de zero a três anos de idade deve ser feita exclusivamente pelo Cadastro Online, pelo site Cadastro Online.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Frederico Machado

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

Protesto contra morte de Joca é realizado no Afonso Pena

O animal morreu após um erro durante o transporte aéreo

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Asmático é resgatado de helicóptero no Morro do Canal

Vítima havia esquecido a “bombinha” usada para inalar o remédio para a doença respiratória

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Retorno do ponto biométrico é realidade nas empresas, pós pandemia

Manutenção do registro de forma auditável garante a segurança para empresas e empregados, dizem especialistas