Cobradores terão estabilidade de um ano caso novo modelo de bilhetagem eletrônica seja implementado, diz Setransp

 Cobradores terão estabilidade de um ano caso novo modelo de bilhetagem eletrônica seja implementado, diz Setransp

Foto: divulgação / Urbs – arquivo

Foto: divulgação / Urbs – arquivo

Diante da possibilidade de um novo modelo de bilhetagem eletrônica no transporte público de Curitiba, o Setransp se posicionou garantindo a estabilidade dos cobradores pelo período de um ano. Segundo nota divulgada pelo sindicato, foi assinada, junto ao Sindimoc, uma Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019. O termo prevê que, caso o novo sistema seja implementado, os funcionários terão garantia provisória no emprego pelo prazo de 12 meses e não poderão ser despedidos sem justa causa. O sindicato oferece ainda a oportunidade de requalificação desses profissionais, o que já vem fazendo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). De acordo com o Setransp, cerca de dois mil e quinhentos cobradores demonstraram interesse nos cinquenta e sete cursos oferecidos. O sindicato afirma que a nova bilhetagem trará mais segurança ao transporte coletivo, retirando a circulação de dinheiro de dentro dos ônibus e, com isso, reduzindo a ocorrência de assaltos que geram transtornos à população.

A Prefeitura enviou um projeto à Câmara Municipal para alterar a lei de instalação de equipamentos desse tipo de sistema. Na prática, essa norma regulamenta a bilhetagem eletrônica na cidade, que já substituiu a cobrança em dinheiro nas linhas que operam com microônibus. Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, alguns profissionais serão realocados para outros setores das empresas em que trabalham.

Ainda segundo o presidente, a modernização vai ajudar a diminuir o número de assaltos.

Por enquanto, não há previsão de quando o projeto vai ser votado em plenário, na Câmara Municipal. Em nota, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc) afirma que considera a medida absurda e que tem grave impacto social.  De acordo com o sindicato seriam 6 mil cobradores que perderiam a função. Ainda de acordo com o comunicado, um levantamento feito pelo Dieese mostra que a medida retiraria R$ 17 milhões mensais das mãos 6 mil famílias. No ano, seriam R$ 212 milhões que deixariam de ser injetados na economia da cidade.

Reportagem: Lorena Pelanda e Caroline Deina

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem