Coletores de vegetais entram em greve por atraso em pagamento

Foto: Siemaco
Foto: Siemaco

Com salários atrasados, funcionários de uma empresa que presta serviços de coleta vegetal e manutenção à Prefeitura de Curitiba entraram em greve nesta sexta-feira (21) de manhã. A empresa Viaplan Engenharia não fez o pagamento dos vales deste mês com a alegação de que repasses da Prefeitura estão atrasados desde julho.

A administração municipal afirma que o calote nos trabalhadores é ilegal, já que a lei de licitações prevê até 90 dias de prazo para que o pagamento seja repassado à empresa, sem que haja prejuízo na prestação de serviço. A greve foi deflagrada pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, o Siemaco.

O pagamento do adiantamento e de uma cesta básica, previsto em data base, deveria ter sido feito na quinta-feira, dia 20, conforme acordo coletivo. A empresa alega que está sem recurso para pagar os funcionários e que vai “correr atrás” do dinheiro para honrar o compromisso o quanto antes. Um funcionário do setor jurídico informou por telefone que a maior parte dos recursos da empresa são de contratos com a prefeitura.

Serviços também são prestados para outros órgãos públicos e empresas, mas a receita não seria suficiente para manter a estrutura da prefeitura por três meses. O funcionário disse que não tinha conhecimento da lei de licitações que obriga a empresa a manter 90 dias de serviço em caso de atraso em repasses.

Por meio de nota, a Prefeitura de Curitiba afirmou que foi pega de surpresa pela paralisação dos serviços de coleta vegetal, pois não foi realizado nenhum tipo de aviso prévio. Segundo a nota, a paralisação contraria a legislação, que prevê que os serviços não podem ser interrompidos pelo prestador antes de 90 dias de atraso, o que não é o caso.

Segundo o sindicato, a greve mobilizou todos os 145 funcionários que tiveram atraso no pagamento. O Siemaco afirma que os funcionários não vão voltar ao trabalho enquanto o pagamento não for feito.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição