Com 120 desabrigados, Guaratuba ainda tem risco de novos deslizamentos

 Com 120 desabrigados, Guaratuba ainda tem risco de novos deslizamentos

(Foto: divulgação/Prefeitura de Guaratuba)

(Foto: divulgação/Prefeitura de Guaratuba)

Cinco mil pessoas e cerca de 1200 casas foram prejudicadas pela forte chuva que atingiu a cidade de Guaratuba, no litoral, no fim de semana (16 e 17/02). 

Segundo a prefeitura, ainda há 40 famílias desabrigadas – cerca de 120 pessoas estão em um alojamento em um ginásio de esportes. De quinta (14) até domingo (17), o volume de chuva registrado na região é de 201,8 milímetros – dois terços da média esperada para o mês de fevereiro, que é de quase 300 milímetros.

A Defesa Civil emitiu um alerta de alto risco de deslizamento em todas as áreas próximas de morros no município. É o que explica a Secretária do Bem Estar e Promoção Social, Lourdes Monteiro. Ela não descarta a remoção de mais famílias em áreas de risco.

Algumas escolas dispensaram os alunos em função do alagamento. Segundo a prefeitura, ainda há pessoas ilhadas em áreas que foram alagadas.

O morador do bairro de Caieiras, Fabiano Cecílio da Silva, conta que a preocupação maior neste momento é, de fato, com o risco de deslizamentos.

Não há informação sobre feridos. Para esta segunda-feira, a previsão é de mais chuva, segundo o Simepar. Famílias foram acolhidas no Ginásio Municipal de Esportes Governador José Richa e outras, que não estão desabrigadas, mas também foram atingidas pelos alagamentos, estão necessitando de doações de colchões, cobertores, travesseiros, lençóis, roupas de adultos e crianças, fraldas, produto de limpeza e higiene pessoal.

As doações devem ser entregues no Ginásio Municipal de Esportes Governador José Richa, entre 8h e 18h. O Provopar também deu início a uma campanha chamada “SOS Guaratuba”, destinada a arrecadar alimentos não perecíveis, colchões, roupas e materiais de higiene e limpeza para as famílias que foram vítimas das fortes chuvas.

O material pode ser entregue na sede administrativa do Provopar, na rua Hermes Fontes, 315 ou no barracão da rua Sergipe, 1.712, na Vila Guaíra.O telefone para mais informações é o 3234-1118.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Foto: divulgação/ Defesa Civil do Governo do Paraná
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem