ParanáServiços

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

A Vacina oral será substituída pela injetável seguindo recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

 Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

O processo de mudança para o novo esquema vacinal da poliomielite já está em andamento no Paraná. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A alteração visa substituir as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável.

A partir de 28 de setembro a vacina via oral não será mais utilizada e dará espaço ao novo esquema vacinal contra a doença. A atualização considerou os critérios epidemiológicos, as evidências relacionadas à vacina e as recomendações internacionais sobre o tema. De acordo com o Informe Técnico encaminhado aos estados, a medida possui como principal objetivo manter a erradicação da doença, tendo como prazo da mudança em todo o país o dia 4 de novembro. A partir dessa data, o esquema vacinal será com a 1ª dose (2 meses de idade); 2ª dose (4 meses); 3ª dose (6 meses) e uma dose de reforço aos 15 meses de idade.

LEIA MAIS

A dose de reforço aplicada atualmente aos 4 anos não será mais necessária. De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos, a orientação já foi repassada aos municípios paranaenses.

Atualmente a cobertura vacinal da pólio no Paraná é de 89,06%.  A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.O Brasil está há 34 anos sem casos da doença e desde de 1977 adota a estratégia com o uso da vacina por via oral (VOP), chamada de ‘gotinha’ para imunização contra a doença.

Reportagem: Marlon Santiago

Avatar

Mariana Godoi

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico

Chefe do PCC no Paraguai é preso no Paraná

Chefe do PCC no Paraguai é preso no Paraná

Policiais do BPFron prenderam Nelson Amarilla, conhecido como 'Norteño'. Contra ele existiam três mandados de

Semana começa com tempo firme e termômetros acima dos 30ºC

Semana começa com tempo firme e termômetros acima dos 30ºC

Sol aparece na maior parte das regiões do estado nesta segunda-feira