ParanáGeral

Compagás firma parceria para produção de biometano

Serão realizados estudos técnicos, econômicos e ambientais para viabilizar a produção

Foi assinado nesta quinta-feira (11) um protocolo de intenções para avaliar as potencialidades de produzir biometano por meio do uso de resíduos sólidos urbanos (RSU). E a distribuição seria feita por rede de gás canalizada aos usuários.

Veja mais:

Para isso, a Companhia Paranaense de Gás (Compagás) pretende firmar uma parceria com o Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol) da Região Metropolitana de Curitiba. A ação faz parte do projeto Compagás+Verde, desenvolvido com o intuito de buscar soluções sustentáveis e de energia limpa na atuação da companhia no estado.

O diretor técnico-comercial da Compagás, Fábio Morgado, destaca que a iniciativa pretende transformar o lixo gerado pela população em energia limpa. Ele lembra ainda que o biometano pode ser utilizado, por exemplo, em veículos do transporte público e representar uma redução de até 90% nas emissões de CO2 na atmosfera.

O protocolo foi assinado durante a 53ª Assembleia do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. O prefeito Rafael Greca esteve presente e falou sobre a importância de iniciativas voltadas para a sustentabilidade e redução da poluição ambiental.

Durante o evento o Instituto Água e Terra (IAT), formalizou um termo de cooperação técnica com a Conresol e a Associação Brasileira de Cimento Portland (AMCP) para viabilizar o tratamento de resíduos sólidos gerados pelos municípios da RMC para o uso do Combustível Sólido de Resíduos em fornos das cimenteiras. Segundo o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, o termo de cooperação é mais um importante passo do estado no compromisso com a sustentabilidade.

Serão realizados estudos técnicos, econômicos e ambientais para viabilizar a produção de biometano. A Compagás espera que o produto possa atender tanto os consumidores residenciais quanto os comerciais, além do setor do transporte e indústria.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Grupo cobrava propina para agilizar serviços públicos no Paraná

Servidores públicos municipais cobravam Pix para 'furar a fila' em serviços de poda e remoção

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Operação nacional contra pirataria cumpre mandados no PR

Policiais cumpriram ordens judiciais em Curitiba, Campo Largo, Pinhais e Assis Chateaubriand