Curitiba

Condenado, homem é preso por importunação sexual em ônibus

Suspeito soma 154 anos de condenação por crimes como estupro e roubo

 Condenado, homem é preso por importunação sexual em ônibus

Foto: Daniel Castellano / SMCS (arquivo)

Um homem de 66 anos foi preso, na madrugada desta quarta-feira (06), suspeito de importunação sexual contra uma mulher dentro de um ônibus do transporte público de Curitiba. Durante a abordagem, a equipe da Guarda Municipal constatou que se tratava de um foragido da Justiça, com um total de 154 anos de condenação por crimes como estupro e roubo.

O caso foi registrado dentro do ônibus da linha 811/Saturno, no bairro Santo Inácio. Ao perceber a conduta do suspeito, a vítima de 44 anos pediu ajuda ao motorista, que deteve o homem e acionou a Guarda, no Centro de Operações da Defesa Social. A ocorrência foi atendida pela viatura mais próxima, que chegou ao local em poucos minutos.

O suspeito foi abordado dentro do ônibus e encaminhado para a Delegacia da Mulher.

Importunação sexual

Somente no primeiro semestre deste ano, a Guarda Municipal registrou 39 casos de importunação sexual, em Curitiba. Nos primeiros seis meses do ano passado, tinham sido registrados 18 casos. registrados 18 casos. O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos, diz que a atitude das pessoas diante dos casos pode explicar o aumento dos registros. “Temos feito diversas campanhas no sentido de orientar as pessoas a denunciar esses casos. A legislação é nova, com menos de quatro anos de existência, por isso é importante informar e discutir o assunto”, afirma.

No ano passado, Curitiba sancionou uma lei que instituía uma campanha permanente de combate ao assédio e à importunação sexual no transporte público. O secretário orienta também que as pessoas acionem a Guarda Municipal pelo telefone 153, assim que presenciarem uma situação de assédio dentro do ônibus. “É preciso que a denúncia seja feita de forma imediata, para que uma equipe possa fazer a abordagem antes do desembarque do suspeito”, diz.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Rua no bairro Uberaba passa a ter sentido único

Rua no bairro Uberaba passa a ter sentido único

A mudança passa a valer nesta sexta-feira (26)

Curitiba recebe festival com pratos a partir de R$ 10

Curitiba recebe festival com pratos a partir de R$ 10

Sabores do Mundo é promovido pelo Mercado Municipal Capão Raso

Homem que ameaçava a ex se entrega após dez horas

Homem que ameaçava a ex se entrega após dez horas

Homem estava armado e tentou entrar no Tribunal de Justiça em Curitiba para chegar até

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Projeto de lei foi aprovado por duas comissões e volta a ser discutido em breve