CuritibaGeral

Curitiba terá 37 novos pontos com lombadas eletrônicas

Segundo a prefeitura, os equipamentos são novos e com maior precisão

 Curitiba terá 37 novos pontos com lombadas eletrônicas

Foto: Hully Paiva/SMCS

Novas lombadas eletrônicas começaram a ser instaladas nesta semana em Curitiba. Os equipamentos são mais modernos do que os que já estão em uso, segundo a prefeitura, além de ter maior grau precisão e fácil manutenção.

Ao todo, serão 75 pontos de fiscalização em toda a cidade, entre novos e já existentes, com limite de velocidade de 40 km/h, nestes trechos.

Veja também:

Segundo a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, o objetivo é reduzir a velocidade em um ponto específico da via.

O sistema utilizado nas novas lombadas é o mesmo dos novos radares eletrônicos que são mais eficazes na detecção, segundo a prefeitura. A detecção da velocidade dos veículos em movimento é realizada por meio da emissão e rebatimento de ondas emitidas por um sensor Doppler, em conjunto com os laços virtuais. Uma tecnologia que não pode ser burlada. Nesse caso, a única diferença entre a lombada e o radar eletrônico, é que a lombada possui o acessório do display, um dispositivo indicador que permite a visualização da velocidade pelo condutor.

Foto: Hully Paiva/SMCS

Do total de 75 locais previstos, 38 deles já tinham lombadas eletrônicas que precisaram ser retiradas para a instalação de equipamentos mais modernos. De acordo com a superintendente, 37 novos pontos da cidade serão beneficiados com o equipamento.

Questionada pela reportagem, ela destaca que os pontos terão sinalização reforçada.

A instalação dos equipamentos é de responsabilidade dos dois consórcios licitados, Araucárias e Monitora. A previsão da prefeitura é que até dezembro, ao menos 38 pontos dos 75 previstos devem estar operando. O restante deve ser concluído ainda no primeiro semestre de 2023.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Vale da Música recebe exposição de João Urban

Vale da Música recebe exposição de João Urban

Fotógrafo curitibano tem mais de 60 anos de carreira