Defensoria pede que Governo do Paraná e União informem lista de espera a pacientes do SUS

 Defensoria pede que Governo do Paraná e União informem lista de espera a pacientes do SUS

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Defensoria Pública da União (DPU) em Curitiba quer que o Governo do Paraná e o Governo Federal informem os pacientes sobre a posição na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ação civil pública, direcionada à Justiça Federal, a defensoria pede que os governos utilizem um registro de todas as listas de espera de cirurgias eletivas, exames e consultas especializadas do SUS, em um único sistema. A justificativa é de que a medida traria transparência e também evitaria fraudes no sistema, como por exemplo, esquemas criminosos que priorizam o atendimento a pacientes em troca de pagamentos em dinheiro.

De acordo com o defensor regional de direitos humanos do Paraná, João Juliano Francisco, a ação surgiu a partir do aumento do número de reclamações de pacientes que esperavam muito tempo por atendimento.

No processo, a defensoria cita o exemplo de Santa Catarina, onde um portal está disponível para que os pacientes consultem a posição na fila e a previsão de atendimento.

O pedido é, também, para que os governos elaborem um plano para redução das filas de espera de consultas especializadas, cirurgias e exames médicos com e sem urgência, em todo o Paraná, em até 180 dias.

A ação pede ainda que o estado seja condenado a pagar R$ 50 mil ao Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pública da União, pelas custas do processo. Entre os exemplos citados na ação está o de um paciente que há cinco anos aguarda por uma consulta de ortopedia de alta complexidade. Outro caso é o de um paciente que aguarda por um exame de ultrassonografia do aparelho urinário desde maio de 2018.

O Ministério da Saúde informou que não foi notificado sobre a ação civil pública e disse que a lei prevê que a organização e estrutura dos serviços de saúde é tarefa dos municípios, com suporte das secretarias estaduais.

O ministério afirmou, ainda, que disponibiliza aos estados e municípios o Sistema Nacional de Regulação para gerenciamento do acesso aos serviços de saúde. Já o governo do Paraná, por meio de nota emitida pela Secretaria de Estado da Saúde, diz que elabora um novo fluxo para a melhoria do atendimento. Por isso, a atual gestão “vem adotando a política de regionalização da saúde, permitindo que as pessoas sejam atendidas mais perto de casa e evitando os longos deslocamentos de pacientes”.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem