Deputado Estadual pede que vacina da gripe A seja liberada para todos

 Deputado Estadual pede que vacina da gripe A seja liberada para todos

O deputado estadual Leonaldo Paranhos, do PSC, entrou com uma ação civil pública na justiça federal para pedir que o Ministério da Saúde disponibilize doses da vacina contra a Gripe para todos os paranaenses. A ação é de caráter liminar. O deputado pede ainda que, caso a determinação não seja cumprida, o governo federal receba uma multa de R$ 10 mil reais por dia. Leonaldo Paranhos é presidente da comissão especial de investigação do SUS e da comissão de direito do consumidor da Assembleia Legislativa. Para o parlamentar, o Ministério da Saúde tem que dispensar uma atenção especial para estados do sul, que contabilizam o maior número de casos da gripe H1N1.

Só neste ano, 25 pessoas morreram em decorrência da gripe A no Paraná e quase novecentos casos foram confirmados. O deputado acredita em uma resposta positiva por parte da justiça, já que saúde é um direito básico e garantido por lei. Ele afirma que se o governo pode gastar para fazer Copa do Mundo é preciso que gaste também no bom atendimento à saúde.

A secretaria estadual de saúde informou que, até o final do dia de hoje (quinta), mais quatrocentas mil doses da vacina contra a gripe serão recebidas pelo estado. De acordo com a SESA, há doses suficientes para imunizar os grupos de risco, que são crianças de seis meses a quatro anos, idosos, gestantes, indígenas e trabalhadores de saúde que fazem atendimento a pessoas com gripe. Ainda de acordo com a secretaria, o Paraná bateu recorde de imunização, chegando a vacinar mais de 90% do grupo de risco. É importante lembrar que aqueles que apresentam sintomas de gripe devem procurar, preferencialmente nas primeiras 48 horas, o atendimento médico para tomar o medicamento Tamiflu, que tem quase 100% de eficácia no tratamento contra a gripe A.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem