PolíticaGeral

Desembargador pede vista e julgamento de Moro continua terça-feira (09)

Com mais dois votos no terceiro dia de sessão, o placar é de 3 a 1 favorável ao senador

 Desembargador pede vista e julgamento de Moro continua terça-feira (09)

Foto: divulgação/TRE-PR

Mais um desembargador pediu vista e o julgamento do senador Sergio Moro (União Brasil) continua nesta terça-feira, 9. Com mais dois votos no terceiro dia de sessão, o placar é de 3 a 1 favorável ao senador.

O terceiro voto, segundo a favor, foi da desembargadora Cláudia Cristina Cristofani que começou a sessão desta segunda-feira (08). Em seguida, o quarto desembargador a votar, seria Julio Jacob Junior que pediu vista. Ele alegou que a desembargadora trouxe um terceiro ponto de vista, além do voto do relator e do voto contrário. Cristofani questiona se o dinheiro a mais, utilizado na pré campanha ao senado, deu o cargo ao ex-ministro.

No primeiro dia, o voto do relator, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza durou praticamente todo o primeiro dia de julgamento, na segunda-feira (03). Na análise ele alegou que os autores das ações falharam em demonstrar as irregularidades cometidas pelo ex-juiz.

No segundo dia, o desembargador José Rodrigo Sade abriu a divergência do relator e votou pela cassação do mandato do senador. No entendimento do desembargador, houve quebra de isonomia no pleito e os valores excessivos configuram prática de abuso de poder econômico.

Na sequência do terceiro dia, o quinto desembargador a votar seria Anderson Ricardo Fogaça. Mas, ele preferiu esperar o pedido de vista para dar o voto dele. Já o desembargador Guilherme Frederico Hernandes Denz deu sequência a votação. Pela ordem ele seria o sexto (mas, foi o 4º). Para ele, não há provas suficientes para a cassação, por isso, Sergio Moro deve ser absolvido.

Moro é acusado pelo PL e pela federação formada por PT, PV e PC do B, por abuso de poder econômico, lavagem de dinheiro e uso indevido dos meios de comunicação. O advogado da federação, Luiz Eduardo Peccinin (PETININ), acredita em uma decisão favorável para a acusação.

Para o advogado do PL, Guilherme Ruiz Neto, este julgamento também é uma oportunidade para discutir a regulamentação da legislação de pré campanha.

Já o advogado do senador Sergio Moro, Gustavo Guedes, alega que não há nenhuma comprovação de ilegalidades cometidas pelo ex-ministro.

Nesta terça-feira, 9, a sessão vai ser retomada às 14h. Faltam votar os desembargadores Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça e o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson.

Informação: Francine Lopes

Avatar

Paula Duraes

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Ação promove inclusão eleitoral para pessoas em situação de rua

Projeto também facilitou a criação do título para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Novo substitutivo foi protocolado na proposta que deseja regulamentar o compartilhamento de bikes

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Proposta foi votada nesta terça-feira (30) e foram solicitadas mais informações à Prefeitura

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

Parceria contribui direta ou indiretamente, para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e evitar fake news