Dez casos de assédio sexual nos ônibus de Curitiba são registrados todos os meses

160 denúncias e 27 prisões em flagrante já foram realizadas desde foi implantada a Campanha Busão Sem Abuso – que tem o objetivo de um coibir os casos de assédio dentro dos ônibus de Curitiba. A campanha está na ativa há 18 meses e registra, em média, 10 denúncias por mês. As principais ocorrências são relacionadas a assédio sexual, atos obscenos e libidinosos.

A coordenadora da Patrulha da Mulher, inspetora Cleusa Pereira, conta que o envolvimento da população aumentou nos últimos meses. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia, de preferência oferendo a descrição e o trajeto dos suspeitos.

O caso mais recente aconteceu neste final de semana (sábado, 04), em um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso. O agressor, de 32 anos, foi detido pela Guarda Municipal depois de assediar uma adolescente de 15 anos. Agentes interromperam o trajeto do veículo quando ele estacionou no Terminal do Portão e o suspeito foi encaminhado para a delegacia.

O que chamou a atenção, neste caso, é que a denúncia foi feita por um grupo de pessoas que estava dentro do coletivo e se sensibilizou com a vítima. Essa é exatamente a recomendação das autoridades – as denúncias não precisam ser feitas exclusivamente pelas vítimas.

Qualquer pessoa que presenciar uma situação de agressão pode acionar a Guarda Municipal por meio do telefone 153. O número para denúncias é válido para todos os casos de assédio – não apenas os que acontecem dentro do transporte coletivo. Além disso, a coordenadora da Patrulha da Mulher lembra que é importante registrar os casos nas delegacias da Polícia Civil.

A campanha Busão Sem Abuso, da Prefeitura de Curitiba, tem o apoio da Secretaria da Mulher, da Guarda Municipal, Urbs, Tribunal de Justiça (TJ-PR), do Sindicato dos Trabalhadores e Motoristas de Curitiba e Região (Sindimoc) e do sindicato patronal (Setransp).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição