Curitiba

Educação precarizada promove reflexão na peça Conselho de Classe 

Conselho de Classe marca o início da Mostra Lúcia Camargo e do Festival de Curitiba

 Educação precarizada promove reflexão na peça Conselho de Classe 

Foto: Divulgação

Na estreia do Festival de Curitiba 2022, na terça-feira (29), aconteceu o primeiro dia da peça Conselho de Classe, um retrato do dia a dia da educação brasileira com uma trama de conflitos com interesses próprios de cada professor em questão. A obra, classificada como comédia política e com classificação indicativa de 12 anos, tem sua segunda exibição nesta quarta-feira, 30 de março, às 21 horas, no Teatro da Reitoria.  

Retratando a realidade das escolas brasileiras e com uma linguagem híbrida entre seriedade e comédia, a peça aborda temas como descentralização educacional, drama, integração social e diplomacias. Vários interesses pessoais de cada personagem são desenrolados de forma gradativa durante a apresentação. 

De acordo com o ator Leornado Netto, Conselho de Classe, idealizada em 2013, permanece propondo reflexões atuais. “Infelizmente o Brasil só pirou de 2014 para cá, mas a peça continua fazendo muito sentido”, afirma o ator Leornado Netto.

O advogado Carlos Augusto, de 54 anos, conta que estava esperando uma peça com um senso crítico e tinha medo que a mesma fosse enfadonha, mas se surpreendeu positivamente. 

A montagem foi indicada a 25 prêmios e venceu 14 deles, sendo o maior prêmio vencido o Cesgranrio, no ano de 2014.

O ator Paulo Verlling diz que embora os prêmios vêm dentro de um ano, o que realmente importa é a repercussão que foi gerada dentro desse período. “O Prêmio veio como retribuição aos esforços da equipe”, ressalta. O ator Thierry Trémouroux acrescenta que o escritor da peça, Jô Balac, teve um papel muito importante nesse reconhecimento. 

O professor de filosofia Marcio Campos, de 37 anos, relata que achou o enredo da peça muito bom, sobretudo por usar citações de Paulo Freire e tons de interpretações conforme os problemas atuais da sociedade, finalizando que recomenda facilmente a peça para os amigos. Já a psicóloga Samanta Rocha, de 49 anos, conta que em sua visão não houve mudanças no sistema da educação pública, e também reiterou a precarização da escola pública.

A atração é uma forma de reflexão sobre assuntos comuns da atualidade, como a educação, segurança e infraestrutura, como também do desrespeito aos professores perante a uma parcela da sociedade. Acompanhe essa crítica antiga e ao mesmo tempo atual no Teatro da Reitoria, às 21 horas. 

Serviço:

30/03 (quarta-feira) às 21:00 no Teatro da Reitoria 

Evento: Mostra Lúcia Camargo

Classificação: +12

Duração: 70 min

Ingressos: Inteira R$80 e meia entrada R$40 + taxas de serviço 

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Marco Antonio G. Faoro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada