ParanáPrevisão do Tempo

Em dias quentes, atenção com a saúde deve ser redobrada

Paraná está em alerta para uma nova onda de calor até quarta-feira (25)

 Em dias quentes, atenção com a saúde deve ser redobrada

Foto: ilustrativa/Freepik

O Paraná está em alerta para uma nova onda de calor a partir de hoje (segunda-feira, 23). Até quarta-feira (25), as temperaturas devem ficar 5 graus acima da média. Os dias mais secos podem ter efeitos negativos na qualidade do ar, já que a concentração de poluentes aumenta. É comum ocorrerem complicações respiratórias, devido ao ressecamento das vias aéreas, e hipertermia, quando o corpo absorve mais calor do que é capaz de dissipar. Diante dessas condições, a orientação é redobrar os cuidados com a saúde. O médico da família Mateus Malta de Moraes explica que a sede é um importante indicador de desidratação.

LEIA MAIS

A atenção no consumo de alimentos também deve ser redobrada, já que as altas temperaturas potencializam as intoxicações causadas por bactérias e outros microrganismos. Alimentos devidamente higienizados e ricos em água auxiliam na digestão, que pode ser comprometida em dias quentes.

O tempo seco pode afetar as vias aéreas de diversas formas, entre elas, o ressecamento, a dificuldade para respirar, o agravamento de doenças respiratórias, as alergias e infecções. Para o médico, utilizar umidificadores é uma alternativa em dias com baixa umidade do ar.

Tosse, coceira no nariz, espirros, irritação nos olhos e falta de ar são alguns sinais de que o organismo está sentindo o ressecamento do ar. Alguns desses sintomas, acompanhados de febre, são um sinal de alerta. Nestes casos, a orientação é procurar atendimento médico. 

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

felipe.lunardi

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

Começa substituição da vacina oral contra poliomielite no Paraná

A Vacina oral será substituída pela injetável seguindo recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Agências do trabalhador oferecem 23 mil vagas de emprego

Em Curitiba, também há vagas para profissionais de nível superior e técnico

Chefe do PCC no Paraguai é preso no Paraná

Chefe do PCC no Paraguai é preso no Paraná

Policiais do BPFron prenderam Nelson Amarilla, conhecido como 'Norteño'. Contra ele existiam três mandados de