NacionalGeral

Entenda como funciona o “ENEM” dos concursos públicos

O Concurso Nacional Unificado vai preencher 8 mil vagas abertas em diversos órgãos

 Entenda como funciona o “ENEM” dos concursos públicos

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasi

Para agilizar a contratação de servidores, o Governo Federal realizará no ano que vem o primeiro Concurso Nacional Unificado. A iniciativa, proposta pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, vai preencher cerca de oito mil vagas abertas em diversos órgãos do serviço público federal.

Diferentemente da seleção atual, na qual cada órgão faz a própria prova, a seleção será única, realizada simultaneamente em 179 cidades do país. A ação busca reconstruir o quadro de funcionários federal, que perdeu 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.

O modelo é inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo é democratizar o acesso da população às vagas, além de aumentar a diversidade dos servidores públicos. A maioria das vagas será destinada a Brasília.

Veja mais:

Os ministérios e órgãos interessados em participar do concurso têm até o dia 29 de setembro para fazer a adesão. A expectativa é que o edital seja publicado no dia 20 de dezembro e que a prova aconteça em 25 de fevereiro de 2024.

Na inscrição, os candidatos escolhem um dos blocos de atuação governamental. Depois, deverão indicar o cargo ou carreira por ordem de preferência. Em fevereiro, será realizada uma prova objetiva, com conteúdo comum para todos os candidatos, e depois as provas dissertativas, com conteúdo específico de acordo com a área. Além das provas, cada órgão pode colocar no edital as exigências em relação à titulação acadêmica e experiência profissional.

As áreas disponíveis são: Administração e Finanças (580 vagas), Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (1015 vagas), Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (1040 vagas), Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (1194 vagas), Justiça e saúde (1470 vagas), Trabalho e Previdência (940 vagas), e Dados, Tecnologia e Informação Pública (895 vagas).

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Izabella Machado

Venda do álcool líquido 70% volta a ser proibida

Venda do álcool líquido 70% volta a ser proibida

Continua permitido o álcool 70% em outras formas, como gel, lenço umedecido e aerossol

Região Sul sugere projetos para a popularização da ciência

Região Sul sugere projetos para a popularização da ciência

Sugestões foram discutidas na 5ª Conferência Regional Sul, que foi realizada na última semana

Paraná envia 32 bombeiros ao Rio Grande do Sul

Paraná envia 32 bombeiros ao Rio Grande do Sul

Equipes devem auxiliar as vítimas das chuvas