Fiscalização de barcos e motoaquáticas é intensificada no feriado

 Fiscalização de barcos e motoaquáticas é intensificada no feriado

Foto: divulgação/CPPR

Foto: divulgação/CPPR

Ao longo de todo o feriado, a Capitania dos Portos do Paraná vai intensificar as ações de fiscalização a barcos e motoaquáticas. Segundo a Capitania, entre dezembro e março foram realizadas 3.058 abordagens, sendo 707 motoaquáticas.

Durante as fiscalizações, 44 condutores de jet ski foram notificados e quatro veículos foram apreendidos porque os pilotos navegavam sem a documentação necessária. Os condutores precisam estar habilitados com a carteira de motonauta e jet ski precisa estar registrado junto à autoridade marítima.  Atualmente, são 1.885 motoaquáticas registradas na Capitania e 5,1 mil pessoas habilitadas para condução desses veículos.

Segundo o primeiro-tenente Adonis Batista da Silva, chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, o maior desafio é fazer com que os condutores conheçam as regras de navegação e as particularidades de manobra do equipamento.  Ele conta que as ações de fiscalização permanecem durante o ano todo.

O tenente Adonis alerta que é comum, quando uma pessoa busca alugar um jet ski, achar que é possível usar a habilitação do carro para isso. Mas na verdade para obter a carteira de motonauta é preciso fazer uma prova na Capitania dos Portos. Só maiores de 18 anos podem possuir habilitação.

Na orla, os municípios são responsáveis pelo balizamento das áreas de manobra das motoaquáticas. A orientação é que se deve ficar a 200 metros da costa e a área de embarque e desembarque deve ser distante dos banhistas.  Ao chegar na praia a velocidade não deve ser superior a 5 km/h.

Também é proibida a condução de passageiro na frente do condutor e o transporte de crianças com idade inferior a 7 anos na garupa. Crianças entre 7 e 12 anos podem estar na garupa, mas precisam estar acompanhadas ou autorizadas pelos responsáveis. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (41) 3721 1542 e pelo e-mail [email protected].

Reportagem: Kelly Frizzo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem