PolíticaGeral

Francischini e outros 3 deputados voltam ao cargo

Decisão pode ser revertida no STF amanhã

 Francischini e outros 3 deputados voltam ao cargo

Foto: Divulgação / Facebook Delegado Francischini

Foram reconduzidos aos cargos os deputados estaduais Fernando Francischini, Emerson Bacil, Cassiano Caron e do Carmo. Todos perderam o mandato quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou Francischini no final do ano passado,  por propagação de fake news, após atacar o funcionamento das urnas eletrônicas, colocando em dúvida o sistema eleitoral. A cassação anulou os mais de 427 mil votos recebidos pelo político, que garantiram a eleição dos outros 3 membros do partido, o antigo PSL, atual União. Na semana passada, o ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou a decisão do TSE ilegal o que devolveu o cargo aos 4 parlamentares. Assim, as mudanças afetam diretamente Adelino Ribeiro (PAT), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (DEM) e Pedro Paulo Bazana (PV), que assumiram os cargos após a condenação de Francischini. Amanhã, o plenário do STF deve analisar o mandado de segurança do deputado Paulo Bazana (PV), que ataca a decisão de Nunes Marques. Ou seja, a cassação de Francischini pode ser confirmada na corte fazendo com que os 4 parlamentares percam novamente o mandato. Ao ser reconduzido ao cargo na Assembleia Legislativa do Paraná hoje (06/06), Francischini comentou a possível reversão da decisão.

A sessão extraordinária do STF vai acontecer no chamado plenário virtual, que não permite o debate oral entre os ministros, mas apenas o protocolo de votos escritos. Para o colunista da BandNews FM, Rodrigo Haidar, a expectativa é que a votação seja encaminhada para o plenário físico da corte.

A tendência é que o plenário do Supremo reverta a decisão de Nunes Marques, já que a posição dele vai contra os 6 ministros da corte eleitoral que decidiram pela cassação, sendo 2 deles também integrantes do STF, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes. No cargo, Francischini anunciou que vai tentar aprovar uma mudança na constituição estadual, a PEC da Liberdade

Os ministros do Supremo têm o dia todo de amanhã, ou seja, das 0h até as 23h59 para se posicionar sobre o tema. 

Reportagem Amanda Yargas, Leonardo Gomes e David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Político do PP alcança 48% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços