Funcionários do Centro de Distribuição dos Correios, em São José dos Pinhais, entram em greve

 Funcionários do Centro de Distribuição dos Correios, em São José dos Pinhais, entram em greve

Foto: divulgação/Sintcom

Cdd-SJP-2
Foto: divulgação/Sintcom

Os 33 funcionários do Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, decretaram greve ambiental, nesta quinta-feira (25) por risco de contágio do coronavírus na unidade. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR), uma carteira testou positivo na segunda-feira (22) e outros três funcionários apresentaram sintomas. A esposa de um carteiro já havia sido diagnosticada com o vírus há duas semanas.

Conforme o secretário de formação-estudo sócio econômico do sindicato, Nei Betin, a greve ocorre porque a direção da Empresa se recusa a afastar todos os trabalhadores para quarentena preventiva de 14 dias e a realizar testes em massa nos funcionários da unidade.

Ainda conforme o Sintcom, na unidade foi constatado que a administração do local não segue as medidas de precaução, como fornecimento de máscaras individuais para serem trocadas a cada duas horas, distanciamento de um metro entre trabalhadores internos, fornecimento de luvas descartáveis e álcool gel de uso individual para os carteiros. A Vigilância Epidemiológica de São José dos Pinhais foi notificada e o sindicato entrou com medidas judiciais pedindo o afastamento dos funcionários da unidade. Ainda conforme a entidade, até que as medidas sejam tomadas pela Empresa, a orientação é que os trabalhadores permaneçam em greve.

Em nota, a Superintendência dos Correios no Paraná afirmou que não procedem as informações prestados pelo sindicato e que desde março os Correios vêm adotando medidas de proteção à saúde dos funcionários, clientes e fornecedores.

Além disso, a superintendência disse que o Centro de Distribuição em São José dos Pinhais passou por sanitização ontem (quinta, 25) e teve as atividades operacionais retomadas hoje (26).

Nota da Superintendência dos Correios no Paraná:

Não procedem as informações prestadas pelo sindicato. Desde o mês de março, os Correios vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, todos os empregados têm acesso a álcool em gel e máscaras laváveis. Foram instalados, ainda, painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento e também será providenciada a vacinação contra gripe para todos os empregados. Dessa forma, a estatal tem garantido a prestação dos serviços postais, considerados essenciais pelo Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República.

Os Correios estão acompanhando a situação de saúde dos seus empregados, prestando o apoio necessário e, também, atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais. As orientações da empresa relacionadas a casos suspeitos de Covid-19 permanecem válidas, segundo as orientações sanitárias. Além disso, a empresa tem realizado ações de sanitização nas unidades.

O centro de distribuição localizado na região central de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, está passando por sanitização nesta quinta-feira (25). As atividades operacionais serão retomadas nesta sexta-feira (26).

Os Correios lamentam eventuais transtornos à população, neste momento de adversidade e adaptação de todos os setores da sociedade, e seguem à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem