CuritibaDivirta-se

‘Gaslight uma relação tóxica’, última peça dirigida por Jô Soares

A trama gira em torno de um casal em conflito, Jack e Bella

 ‘Gaslight uma relação tóxica’, última peça dirigida por Jô Soares

Foto: divulgação/Lina Sumizono

A primeira sessão da peça “Gaslight uma relação tóxica” aconteceu na última quarta-feira (5) no Teatro Guairá. A peça é uma adaptação de Jô Soares da obra original escrita por Patrick Hamilton, que foi sucesso na Broadway em 1938. 

A trama gira em torno de um casal em conflito, Jack e Bella, que são interpretados por Giovani Tozin e Érika Montanheiro, respectivamente. No início, Jack é retratado como um marido amoroso e gentil, mas, depois de sua esposa ter supostos problemas mentais, ele começa a agir de forma impaciente e manipuladora.  

Veja mais:

A palavra “Gaslight” é enfatizada na peça como sinônimo de abuso emocional, manipulação e violência psicológica. Para criar uma experiência teatral imersiva, Jô Soares elaborou cuidadosamente o cenário, utilizando uma teia para simbolizar a dinâmica das relações abusivas.

O ator Giovani Tozin, que interpreta o personagem Jack, destaca que muitas pessoas que vivem em relacionamentos abusivos não têm consciência disso e precisam de ajuda para sair dessa situação. Tozin acredita que a peça pode ser um ponto de partida para identificarmos a “teia” em que vivemos.

Karoline Alves, uma das espectadoras, afirmou que o espetáculo supriu suas expectativas e que a fez sentir fortemente a mensagem que a peça discorre. “A peça é incrível e com certeza consigo enxergar o tema em diversas áreas. Por mais que a expressão tenha iniciado em 1938 como a personagem Nuncy explica no início, o tema é atual e precisa ser discutido com mais frequência.”

Maria Joana, atriz que interpreta Nuncy, vê em “Gaslight uma relação tóxica” a chance de manter-se viva em meio às adversidades e de transmitir uma mensagem crucial ao público. Aos 80 anos, Jô assumiu a responsabilidade de traduzir, adaptar e dirigir o texto, contando com a colaboração de seus parceiros de trabalho anteriores, Matinas Suzuki JR e Mauricio Guilherme.

Informação: Maria Eduarda Perly, estudante de jornalismo da Universidade Positivo, em parceria com a BandNews FM Curitiba

Avatar

Giovanna Retcheski

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

Caminhão com 39 toneladas de milho tomba na BR-376

A rodovia ficou cerca de 4 horas totalmente bloqueada

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Festival do Pinhão começa na próxima quinta-feira (23)

Participam do evento 14 estabelecimentos, com opções inusitadas do salgado à sobremesa