ParanáGeral

IAT apura vídeo gravado por Secretário em trilho do trem

O trecho do trilho do trem não faz parte da trilha do Caminho do Itupava

 IAT apura vídeo gravado por Secretário em trilho do trem

Foto: Reprodução

O autor do vídeo que foi gravado no trilho do trem, na Serra do Mar, em Morretes, pode ser multado por crime ambiental. O vídeo foi feito em um local em que é proibida a passagem de pedestres, conforme explica o Diretor de Patrimônio Natural, do Instituto Água e Terra, Rafael Andreguetto

Veja mais:

Genildo Pereira Carvalho, secretário de Governo de Araucária, foi quem gravou o vídeo no último final de semana, quando foi fazer o Caminho do Itupava, mas ele desviou da trilha original e foi pelo trilho do trem que é um trecho em que não há espaço seguro para passagem de pedestres. Ele conta que o caminho é percorrido por muitas pessoas, que não sabia da proibição e alerta para a falta de sinalização.

O caminho do Itupava é histórico, foi aberto por indígenas e mineradores entre 1625 a 1650 e além da paisagem da Serra existem alguns casarões antigos que também podem ser visitados. O grande diferencial entre o caminho do trilho do trem e a trilha convencional é a vista, mas o Bruno Bezerro de Souza, que é guia e proprietário de uma empresa de ecoturismo, alerta para os perigos do caminho da linha férrea.

O Instituto Água e Terra libera a travessia dentro do Caminho do Itupava desde que as pessoas assinem um Termo de Conhecimento de Risco, em razão do elevado grau de dificuldade, por isso a orientação é para ir com guias, conforme explica o Diretor do IAT, que diz ainda sobre a depredação das placas de sinalização.

Foto: Reprodução

Neste caso, o autor do vídeo será notificado pelo IAT, para prestar esclarecimentos,  e pode receber uma multa por crime ambiental contra uma unidade de conservação e a multa varia de R$500 a R$50 mil  de acordo com a gravidade do ato.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Jessica de Holanda

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

Atendimentos relacionados a hipertensão crescem 500% no Paraná

A prevalência da condição na população paranaense é de quase 23%

Júri de Jorge Guaranho é suspenso pela Justiça

Júri de Jorge Guaranho é suspenso pela Justiça

Decisão atende pedido da defesa do ex-policial penal. Guaranho é réu por homicídio duplamente qualificado

Polícia investiga morte de criança em Guaratuba, no litoral

Polícia investiga morte de criança em Guaratuba, no litoral

Menino de 11 anos morreu após sentir ânsia e dor de cabeça ainda na escola