Política

Índice de Democracia aponta que 77% dos curitibanos nunca participaram de uma manifestação

 Índice de Democracia aponta que 77% dos curitibanos nunca participaram de uma manifestação

(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)

(Foto: Ricardo Pereira/BandNews Curitiba)

Setenta e sete por cento dos curitibanos nunca participaram de uma manifestação, 73% não votariam se o voto não fosse obrigatório e 62% não conhecem direitos e deveres, e não sabem o papel do governo e de outros cidadãos. Os dados são uma amostra do que será divulgado hoje (06) à noite pelo Instituto Atuação, organização do terceiro setor que promove mecanismos de articulação política e participação cidadã para desenvolvimento da democracia. Em parceria com a revista britânica The Economist, o instituto mediu o nível de democracia de Curitiba.

Os dados devem criar subsídios para melhorar o índice, com o objetivo de transformar a capital em modelo de democracia para o Brasil em cinco anos. O Índice de Democracia já examina a situação democrática em 167 países, mas ainda não havia uma avaliação local. Curitiba é a primeira cidade a fornecer dados para o levantamento. Para elaboração do índice, a The Economist avalia cinco critérios: processo eleitoral; funcionamento do governo; participação política; cultura política; e liberdades civis.

Os entrevistados respondem questionários e recebem notas de 0 a 10 em cada quesito. O gestor do Programa Cidade Modelo, do Instituto Atuação, Jamil Assis, afirma que o relatório vai apontar como está a democracia em Curitiba. O Ìndice de Democracia local tem a novidade de medir a cultura democrática e a participação democrática.

No aspecto institucional, com relação à aplicação das leis e ao funcionamento do governo e eleições, Curitiba teve uma média acima de 60%. Há falhas na resposta do governo, no número que mede o atendimento do governo às demandas dos cidadãos. Jamil Assis afirma que uma das notas mais baixas é da Segurança Pública. Mas as piores notas de Curitiba são em participação e cultura democrática, justamente as duas novas métricas. A nota de cultura democrática ficou em 38,9%, de um total de 100%.

O destaque negativo é o baixo conhecimento político dos curitibanos sobre o quanto as pessoas conhecem direitos e deveres, sobre o que esperar do governo e outros cidadãos. Apenas 15% dos curitibanos confiam nos outros na maior parte do tempo. Os entrevistados também relatam que não confiam no poder público.

Segundo o coordenador do projeto, o dado é preocupante em relação à política e, principalmente, economia. Baixos índices de confiança no próximo costumam resultar em alta burocracia e gastos com garantias de confiança. Isso também faz parte da cultura democrática.

O levantamento também mediu participalçao em eleições, em consultas e audiências públicas. Se o voto não fosse obrigatório, apenas 27% dos curitibanos disseram que votariam com certeza. O restante ou não votaria ou votaria somente caso houvesse um candidato de preferência; e 77% dos curitibanos nunca participaram de protestos, manifestações ou abaixo-assinados.

Ainda não há uma avaliação se esse número é positivou ou negativo no quesito participação democrátia, uma vez que 23% de uma população de dois milhões de habitantes são 460 mil pessoas.

Também há dados sobre a cultura de participação comunitária, sobre o quanto as pessoas são engajadas em associações de bairros, conselhos comunitários, clubes e associações religiosas, que também seria uma forma de envolvimento com o bem comum. O relatório completo será divulgado hoje (quarta) à noite e deve compor o Projeto Cidade Modelo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

O texto institui a Semana Estadual do Influenciador Digital, que deve ser celebrada em novembro

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Projeto de lei foi aprovado por duas comissões e volta a ser discutido em breve

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.