Iniciativas populares buscam o retorno do trem de turismo a Paranaguá

 Iniciativas populares buscam o retorno do trem de turismo a Paranaguá

(Foto: divulgação/ Serra Verde Express)

Uma série de iniciativas populares vem ganhando corpo para discutir a volta do trem de passageiros a Paranaguá. Desde 2011, apenas composições cargueiras em direção ao porto de Paranaguá cortam a cidade pelas linhas férreas.

Entre os grupos que tentam tornar realidade o retorno do trem de turismo está a “Confederação Intermunicipal de Luta pela Volta do Trem” (Coin Trem), fundada há cerca de seis meses. A diretora executiva da entidade, Sonia Regina Carzino, conta que a luta do grupo é pela volta do trem não só para o turismo, mas como uma alternativa de transporte.

Segundo ela, a utilização do trem de passageiros pode gerar uma produção turística importante, mas o apoio da comunidade é fundamental.

Outro movimento que vem se mobilizando é o “Luta pelo Retorno do Trem de Passageiros a Paranaguá”. A frente do grupo está o empresário José Reis, que busca adesão da comunidade a um abaixo-assinado pela volta do trem com passagens mais baratas.

A partir de outubro, o empresário quer levar o abaixo-assinado para outras cidades do litoral, além de Curitiba e Região metropolitana. A expectativa é alcançar  quinze mil assinaturas, formar uma ação Pública e, em seguida, encaminhar o documento à Controladoria Geral da União

De acordo com a Serra Verde Express, empresa responsável pela linha turística, o trem de passageiros parou de seguir até Paranaguá em função dos atrasos no trecho dentro da cidade. Segundo a empresa, na área urbana há diversas passagens de níveis que precisam de cancelas e trechos da via que necessitam de manutenção. Em nota, a Serra Verde informou que foram convocadas várias audiências com a Agência Nacional de Transportes Terrestres para a resolução dessas questões, mas sem sucesso.

De acordo com a empresa, o sucateamento da Estação é mais um entrave. A Serra Verde alega que chegou a realizar duas reformas com recursos próprios, mesmo com a Estação pertencendo ao município, mas a falta de conservação chegou ao ponto de fazer com que os passageiros tivessem que utilizar uma área anexa à Estação pelo risco de desabamento. As obras de revitalização da estação ferroviária em Paranaguá iniciaram em 2017 e estão paralisadas.

A empresa contratada pela prefeitura abandonou o serviço de forma unilateral. O contrato foi cancelado e deverá ser motivo de processo judicial pela Prefeitura. A administração municipal pretende reiniciar o projeto de restauração e lançar edital para um novo processo licitatório.

Para entrar em contato com o Coin Trem, o e-mail é [email protected]. O abaixo-assinado que pede o retorno da linha turística está à disposição na Secretaria municipal de cultura e turismo.

Reportagem: Kelly Frizzo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem