EsportesCuritiba

Instituto Daniel Dias cria oportunidade para crianças com deficiência

Atualmente, 500 alunos participam do projeto de natação gratuito

 Instituto Daniel Dias cria oportunidade para crianças com deficiência

Foto: Band News

Com o objetivo de criar oportunidades para crianças e adolescentes com deficiência, o Instituto Daniel Dias nasceu. O projeto, que leva o nome do atleta paralímpico recordista mundial, foi criado em 2014. De lá para cá, desafios foram enfrentados e superados. Depois de quase fechar as portas sem incentivo, o instituto está em plena expansão.

Vídeo: Band News

No Paraná, são sete núcleos: seis em Curitiba e dois em Ponta Grossa. Atualmente, 500 alunos participam do projeto gratuito – 260 são paranaenses. Daniel Dias descobriu a natação com 16 anos, depois de assistir Clodoaldo Silva ganhar medalhas nos Jogos Paralímpicos de Atenas, em 2004. Ele explica que começou em um projeto voltado à iniciação esportiva de crianças e adolescentes com deficiência e queria oferecer a mesma chance que recebeu.

Por meio do esporte, o projeto se mostra uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento pessoal. O objetivo é usar a natação como instrumento para aprimorar aspectos sociais, culturais, psicológicos e físicos. A estudante Maria Clara, de nove anos, é aluna do instituto há pouco mais de um ano. A mãe, Luciana Braga, explica que o progresso da filha é enorme.

Para participar do projeto, é necessário estar matriculado em escolas da rede pública de ensino, ter entre sete e 17 anos, e diagnóstico de deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). O professor do Instituto Daniel Dias no Clube da Gente Boa Vista, Arion Nei Silva Neto, detalha como são feitas as inscrições de novos alunos.

Para o atleta, que conquistou 27 medalhas em paralimpíadas e outros 40 pódios em competições mundiais, o projeto também visa descobrir novos talentos na natação.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, tem apoio da Prefeitura de Curitiba e patrocínio da Volvo. 

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

Mariana Godoi

Athletico treina forte de olho na partida diante do Racing

Athletico treina forte de olho na partida diante do Racing

Jogo diante dos argentinos pelas quartas da Sulamericana está marcado para quinta-feira (19)