PolíticaGeral

Justiça confirma condenação de Kátia Dittrich; ex-vereadora segue foragida

Decisão recente do TJ-PR atendeu ainda parcialmente a um apelo da política

 Justiça confirma condenação de Kátia Dittrich; ex-vereadora segue foragida

(Foto: Divulgação/CMC)

A ex-vereadora Kátia Dittrich, de Curitiba, teve a condenação por “rachadinha” mantida pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em uma ação de improbidade administrativa. A decisão foi publicada no começo deste mês. O caso aconteceu em 2017, quando, de acordo com a condenação, a ex-parlamentar exigiu de assessores comissionados que devolvessem parte dos salários sob ameaça de serem exonerados. A decisão do TJ-PR atende ainda parcialmente a um apelo da ex-vereadora, excluindo da condenação a pena de proibição de contratar com o poder público por cinco anos.

Na avaliação do advogado de Kátia, Rafael Mastronardi, apesar de um dos pedidos terem sido atendidos, a defesa vai recorrer da condenação de forma integral.

O processo de improbidade administrativa é independente ao da Justiça Criminal, em que a ex-vereadora também foi condenada e tem mandado de prisão expedido contra ela. Além disso, em janeiro Kátia foi condenada a pagar mais de R$ 4,8 mil em custas processuais. Em um dos documentos anexados ao processo, em 14 de fevereiro deste ano, a Justiça afirmava que a localização da ex-vereadora é desconhecida, ou seja, que ela permanece foragida.

Veja mais:

Em nota enviada à reportagem, a Polícia Civil confirmou a situação e que faz diligências para cumprir a ordem judicial. Questionada sobre o porquê da ex-vereadora não se apresentar a Justiça, a defesa dela preferir não responder essa pergunta.

Relembre o caso

O caso de rachadinha começou a ser analisado em 2017 quando ex-comissionados protocolaram uma denúncia contra a então vereadora. No documento, o grupo afirmou que Kátia ameaçava com demissões quem não aceitasse passar para ela e o marido parte dos salários. Em meio às primeiras denúncias, em 2017, a Câmara instalou uma Comissão Processante que ouviu os depoimentos de testemunhas de acusação e defesa, e elaborou um relatório.

O parecer foi pela cassação do mandato. Depois, o relatório foi submetido ao plenário, e a defesa da ex-vereadora conseguiu a anulação na Justiça. A Câmara recorreu, conseguiu cassar a liminar, e marcou um novo julgamento em plenário. A Justiça suspendeu novamente até que se julgasse o mérito. Em setembro de 2019, a Câmara abriu uma nova comissão para analisar o processo contra a então vereadora. Ela teve as funções suspensas por 30 dias.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Izabella Machado

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

Projeto prevê transparência nas parcerias entre o Poder Público e influenciadores

O texto institui a Semana Estadual do Influenciador Digital, que deve ser celebrada em novembro

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Instalação de arquitetura hostil pode ser proibida em Curitiba

Projeto de lei foi aprovado por duas comissões e volta a ser discutido em breve

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

Pesquisa para Prefeitura de Curitiba é proibida pela Justiça Eleitoral

A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona eleitoral de Curitiba.